Ex-United rendido a Kobbie Mainoo: "É o mais parecido que já vi a Zidane"
Paul Scholes acredita que o jovem médio do Manchester United tem tudo para ser uma lenda do futebol inglês
Corpo do artigo
Paul Scholes, antigo médio que cumpriu toda a carreira no Manchester United, conquistando vários títulos, com destaque para duas Ligas dos Campeões e 11 Premier Leagues, considerou esta quinta-feira que Kobbie Mainoo tem o potencial para seguir as suas pisadas e tornar-se numa lenda dos red devils e da seleção inglesa.
Em declarações ao jornal The Guardian, o antigo internacional inglês, de 49 anos, desfez-se em elogios ao jovem médio, de 19, que se estreou pela equipa principal do United em 2022/23 e, na última época, marcou cinco golos e fez uma assistência em 32 jogos, incluindo um golo na final da Taça de Inglaterra vencida contra os rivais do Manchester City (2-1).
Refira-se ainda que Mainoo foi uma das figuras de Inglaterra no Euro’2024, tendo cumprido seis jogos pela finalista vencida do torneio.
“Eu tinha ouvido falar sobre um jovem que estava a dar luta a Casemiro nos treinos, que às vezes o superava inclusive. Lembro-me que aquilo que me surpreendeu na primeira vez que o vi foi a sua tranquilidade, a sua calma e a confiança com que recebia a bola. Não podia acreditar que alguém tão jovem jogava assim”, começou por enaltecer.
“É o mais parecido que já vi a Zidane, na hora de receber a bola, de a controlar, de avançar enquanto deixa para trás os adversários... Mainoo tem essa tranquilidade muito antes do que eu na minha carreira, a mim custou-me cinco ou seis anos para ganhar essa calma, por isso o seu jogo assusta-me. Ele está tão relaxado, joga tão simples, é praticamente poesia em movimento. Essa calma será crucial ao longo da sua carreira”, apontou.
Tendo por base essa calma, Scholes garantiu que, tal como fez na final da Taça de Inglaterra, Mainoo poderá usar essa qualidade para marcar mais golos decisivos no futuro, à imagem de outros ex-médios ingleses como ele próprio e outros colegas de seleção.
“Se não lhe subir nada à cabeça, este rapaz não tem limite. Ele tem pinta de ser capaz de manter essa estabilidade e provavelmente ganhará mais jogos para a sua equipa. Vimos jogadores assim ao longo dos anos, em que a sua equipa ganha quando marcam. Gerrard, Lampard... esse tipo de jogadores. Com a sua personalidade, ele pode converter-se num ganhador para o United”, afirmou, acrescentando que a agressividade é um aspeto que o jovem “talvez poderá melhorar”.