Ex-Sporting volta a ser expulso, mas Flamengo está na final da Libertadores
Gonzalo Plata foi expulso no jogo da segunda mão das meias-finais, em casa, diante do Racing Club
Corpo do artigo
Leia também Benfica-Tondela: Otamendi marca após penálti polémico. Ora veja
O Flamengo tornou-se na madrugada desta quinta-feira no primeiro finalista desta edição da Taça Libertadores, empatando 0-0, em Avellaneda, com o Racing Club, depois de ter vencido os argentinos por 1-0 na primeira mão, no Maracanã.
Depois de um autogolo do ex-Sporting Marcos Rojo, aos 88 minutos, ter ditado a vantagem dos brasileiros na primeira mão, o reencontro entre as duas equipas ficou marcado por outro ex-jogador dos leões, Gonzalo Plata, que voltou a ser expulso pelo "Mengão", aos 56 minutos, vendo o segundo cartão amarelo num lance com Rojo em que parece ter sido alvo de falta.
Recorde-se que Plata também foi expulso nos quartos de final da prova, diante do Estudiantes, e também com polémica, sendo que a CONMEBOL até acabou por anular esse cartão vermelho.
No final do jogo que apurou o Flamengo para a quinta final da Taça Libertadores da sua história, o treinador Luís Filipe enalteceu a capacidade aguerrida da sua equipa para defender a vantagem da primeira mão mesmo a jogar em inferioridade numérica durante mais de meia hora.
"Estávamos com a vantagem no marcador e pensámos em povoar bem a última linha, porque eles colocam seis jogadores na última linha, às vezes sete. Acreditámos que a linha de cinco seria importante para defender esses cruzamentos, as substituições foram pensadas nesse ponto. Correu bem. Hoje, foi uma vitória de uma equipa com alma, competitiva e aguerrida, que sabe jogar em qualquer circunstância, contra qualquer adversário, que sabe jogar a Libertadores. Os jogadores que são multicampeões são os mais ambiciosos, e a minha equipa está cheia deles", aplaudiu, referindo-se a veteranos como os ex-FC Porto Alex Sandro (titular) e Danilo (suplente utilizado) e ainda Jorginho (titular), Emerson Royal ou Saúl Saúl Ñíguez (suplentes utilizados).
O adversário do Flamengo na final da Libertadores será o LDU Quito ou o Palmeiras, de Abel Ferreira, sendo que a equipa do técnico português recebe os equatorianos na madrugada desta sexta-feira (00h30), no Allianz Parque, depois de ter perdido por 3-0 no jogo da primeira mão.
Veja a expulsão de Gonzalo Plata:
55' ⏱ ¡Expulsado Plata en Flamengo!
- telefe (@telefe) October 30, 2025
RACING 0-0 FLAMENGO
Miralo con imágenes por https://t.co/4kYb0oOrAI con @giraltpablo y Juan Pablo Varsky #StreamsTelefe #LibertadoresEnTelefe pic.twitter.com/2Zf00tQdnM
