Ex-Sporting em ascensão na Turquia: "Sonho representar a Seleção Nacional"
Diogo Sousa pronto a assumir papel importante na Liga turca. Viveu emoções grandiosas na subida do Bodrumspor... feliz junto ao mar Egeu
Corpo do artigo
Diogo Sousa está de regresso, aos 25 anos, ao principal escalão turco, após duas épocas onde completou 67 jogos pelo Bodrumspor, equipa que garantiu subida e encontro inédito com e elite do país, fazendo vibrar como nunca esta bela cidade costeira separada das ilhas gregas pelo mar Egeu. Cedido pelo Antalyaspor, por quem ainda jogou na divisão maior da Turquia em 2021/22, o guarda-redes, formado no Sporting, já tem o futuro resolvido com permanência em Bodrum e contrato estendido até 2026/27. A seu lado também continua Pedro Brazão. “Foi de enorme satisfação ver o clube e esta cidade atingirem a elite do futebol turco, pela ligação especial que fui criando durante estes dois anos incríveis com o clube, com todo o staff, direção, equipa técnica, colegas de equipa e os adeptos. Vivemos como uma verdadeira família e foi isso que nos fez alcançar o sucesso”, relata, tocando na grande comemoração decidida num play-off com o Sakaryaspor. “É difícil resumir em palavras a noite da subida. Superou expetativas. Foi uma noite de euforia e alegria imensa. Desde o cortejo no autocarro até ao centro da cidade. Milhares de pessoas encheram as ruas e o centro de Bodrum. Uma sensação única e inesquecível”, alega Diogo Sousa.
Entusiasmado com o presente, tem o coração a palpitar. “Cresci bastante tanto a nível profissional como pessoal. Vir jogar para a Turquia, deu-me a oportunidade de conhecer uma nova cultura futebolística, marcada pela paixão dos adeptos. É um país que cada vez mais aposta no seu futebol, é ver a excelente prestação da Turquia no Europeu. As ligas são bastante competitivas e desafiaram-me a elevar o meu nível de jogo”, sustenta o guarda-redes, ciente de uma “aposta acertada”. “Tenho um grande carinho pelo Bodrumspor, pelas pessoas, pela cidade e a minha vontade é enorme de continuar a contribuir para o sucesso do clube e a jogar com regularidade”, frisa, já de olho no futuro imediato.
“Obviamente sou ambicioso e tenho grandes sonhos, mas a prioridade é continuar a evoluir como jogador, aproveitar ao máximo cada oportunidade e ajudar o Bodrumspor a atingir os seus objetivos. Independentemente do que o futuro traga, estou confiante de que será uma temporada positiva e cheia de novas experiências”, expressa Diogo, analisando a realidade que o acompanhou durante duas épocas. “A segunda liga turca é extremamente competitiva. Quase todas as equipas são candidatas à subida e a diferença pontual entre as mesmas no final da época é sempre mínima e isso cria um ambiente onde todos os jogos são de dificuldade elevada. Preparam logo a chegada para outro patamar”, precisa, não esquecendo o impacto que aí vem ao ver a Super Liga turca reforçada com Mourinho. “É uma prova de alto nível com jogadores e técnicos de grande qualidade. A chegada dele eleva o prestígio”, atira, encerrando com a visão do que pode conseguir exibir aos 25 anos. “Estou confiante no meu encaixe, olhando à experiência que adquiri no Sporting, a passagem pelo Antalyaspor , e os dois anos no Bodrumspor, onde acumulei jogos que me deram outra preparação física e mental”, exalta Diogo, ciente do seu caminho, do destino para o qual pretende sorrir e realizar-se.
“Desejo consolidar a minha posição como um guarda-redes de topo na Turquia, ajudando o Bodrumspor a alcançar os seus objetivos. A médio prazo, ambiciono jogar em competições europeias onde possa ser testado e evoluir contra alguns dos melhores jogadores da Europa”, espreita, guloso quanto ao reforço da sua reputação. “Sonho, por fim, com a possibilidade de representar a Seleção Nacional. Seria sem dúvida o meu maior sonho realizado, vestir as cores do meu país”, invoca, ainda com um Portugal-Turquia fresco na memória. “Assisti ao jogo com grande emoção. Foi uma sensação diferente, vivendo na Turquia há três anos. Há um lugar especial para eles no meu coração. Estava confiante como também estavam os meus colegas turcos, isso levou a algumas brincadeiras e picardias. Fomos trocando mensagens e chamadas”.
“Conduzir aqui não é para todos”
Diogo Sousa é um cidadão bem radicado na Turquia, integrado e afeiçoado a pequenos pormenores. “A minha adaptação à vida na Turquia foi muito fácil e positiva. Desde o primeiro dia em que cheguei, senti-me acolhido pela hospitalidade muito característica dos turcos. Tive também a sorte de ter colegas de equipa que me ajudaram muito como Fredy Ribeiro “meu cota” que foi como um irmão mais velho para mim. Também me dediquei a aprender turco, que me facilitou a integração e, agora, tenho muita facilidade em comunicar com toda gente. Antalya é uma cidade espetacular onde criei grandes amizades e Bodrum, em particular, um lugar maravilhoso a nível de qualidade de vida, gastronómico e de um ambiente amigável”, elogia, pontuando sinais deveras estimulantes.
“Vivo sempre novas aprendizagens e experiências e sinto-me verdadeiramente grato e feliz por ter a oportunidade de viver neste país”, invoca, desafiado ao pulsar mais cómico e aos exames menos convencionais. “Neste momento já estaria perto de escrever um livro sobre histórias vividas na Turquia. Como em todas as culturas algo que para nós é normal, para outros países pode não ser. Para começar diria que conduzir na Turquia não é para todos. Há que ter alguma paciência, ratice e ‘driving skills’”, documenta. “Em relação às idas ao supermercado, ter em atenção os produtos que estamos a comprar. Lembro-me do meu pai quando esteve cá em visita, ir comprar leite e voltar com uma bebida típica turca chamada ‘Ayran’. Não o culpo porque também já me tinha acontecido a mim semanas antes”, observa, orgulhoso de já se ter cruzado na Turquia com velhos amigos com Mané, Joelson, Viviano e Bruno Paz, mantendo ligação a um núcleo estelar de Alcochete. “O Bragança é um dos melhores amigos, também joguei com Nuno Mendes, Leão, Matheus Nunes, Bruno Fernandes , Inácio e Raphinha. Estava no plantel quando chega Amorim. Sem esquecer Demiral, temos um ótimo contacto”.