Ex-Milan e Arsenal é CEO de empresa avaliada em mais de 11 mil milhões de euros
Mathieu Flamini foi campeão italiano e venceu três Taças de Inglaterra enquanto jogador, mas desfrutou de um sucesso financeiro inacreditável após a retirada dos relvados.
Corpo do artigo
Mathieu Flamini, aos 39 anos, é um antigo internacional francês que representou o Marselha, Arsenal, Milan, Crystal Palace e Getafe, tendo conquistado uma Serie A, uma Supertaça de Itália, três Taças de Inglaterra e uma Taça da Liga inglesa na sua carreira de jogador, que terminou em 2019.
No entanto, esse sucesso desportivo não chega aos calcanhares do que tem desfrutado em termos financeiros desde que decidiu, em 2010, quando tinha 25 anos e representava o emblema italiano, investir num projeto de sustentabilidade ambiental sediado em Paris, denominado "GFBiochemicals".
A empresa, de que Flamini detém 60 por cento das ações, exercendo atualmente funções de CEO, dedica-se a procurar alternativas ecológicas aos petroquímicos presentes em produtos como detergentes ou cremes dermatológicos.
Mais de uma década depois de ter investido, a revista Forbes revela que o património bruto do ex-médio supera os 11 mil milhões de euros.
16007999
Em declarações ao site Sifted, Flamini revelou a razão que o levou a investir num negócio que se revelou tão lucrativo.
"Quando era criança eu tinha duas paixões: futebol e sustentabilidade. Eu cresci em Marselha, perto do mar, e estava ciente das questões ambientais relacionadas com os plásticos nos oceanos e a poluição química desde tenra idade", garantiu.
O ex-jogador explicou ainda que a ideia de investir num projeto deste tipo surgiu quando se reuniu, juntamente com a mulher Pasquale Granata, com um grupo de cientistas em Milão.
"Não sabíamos se seria energia, químicos ou reciclagem urbana, mas reunimo-nos com uma equipa de cientistas em Milão e começámos a mover-nos nessa direção", completou.
16008141