Ex-Liverpool tentou suicidar-se: "Podia acabar com tudo, estava a lutar com o volante"
Jason McAteer, internacional pela República de Irlanda, fez 139 jogos em quatro anos nos reds nos anos noventa
Corpo do artigo
Em entrevista no podcast Tales, Tears and Trophies, da beIN Sports, Jason McAteer foi às lágrimas ao falar dos seus problemas de saúde mental, recordando quando pensou no suicídio.
O antigo internacional pela República de Irlanda (esteve no Euro'1996 e no Mundial'2002) fez 139 jogos nos reds em quatro épocas e retirou-se em 2007, após passagens também por Bolton, Blackburn, Sunderland e Tranmere Rovers.
"Quando cheguei ao túnel entre Wirral e Liverpool, estava a caminho de ir buscar o meu filho. Enquanto conduzia, lembro-me de pensar: 'Podia simplesmente virar o carro aqui e acabar com tudo'. E estava a lutar comigo mesmo para não o fazer. Estava a ouvir na minha cabeça: 'Faz isso, faz isso, faz isso, faz isso', e eu dizia: 'Não, não'. Estava a lutar com o volante. Graças a Deus, graças a Deus. Foi um momento muito difícil", recorda, sobre o momento em que pensou suicidar-se, após terminar a carreira.
"Não tinha qualquer objetivo ou estrutura. Na televisão, trabalhava esporadicamente, talvez um ou dois programas por semana. Havia dias e dias sem nada para fazer. Sinto falta de tudo o que se refere a jogar. Ir para o campo e estar livre durante 90 minutos, sem preocupações. É a melhor coisa. Acho que as federações de futebol não se preocupam o suficiente com esta questão e, sinceramente, é preciso tratar dela. O estigma em torno da saúde mental está lentamente a desaparecer, mas as pessoas não compreendem o vazio que fica depois da reforma e como isso nos pode afetar", completou.