Maciel foi treinado pelo "Special One" no União de Leiria e FC Porto, entre 2001 e 2004.
Corpo do artigo
Maciel, antigo extremo brasileiro que passou em Portugal pelo União de Leiria, FC Porto e Braga, concedeu esta segunda-feira uma entrevista ao Globo Esporte, na qual recordou os tempos em que foi treinado por José Mourinho, entre 2001 e 2004, primeiro nos leirienses e depois nos portistas.
Descrevendo o "Special One" como um "pai", Maciel desfez-se em elogios ao treinador português, que orienta atualmente a Roma.
"Foi uma pessoa fantástica na minha carreira. Aprendi muito em todos sentidos com o seu conhecimento fora da curva. Todas as coisas que falam hoje sobre intensidade, pressão, treino reduzido, ele [Mourinho] já fazia connosco. Ele dava-nos relatórios em vésperas de jogo de cada atleta da outra equipa que iríamos jogar contra. Eu, que jogava na ponta, já recebia o scout todo do lateral adversário. No campo, ele deixava os jogadores soltos, mas com obrigação de cumprir a estratégia definida no jogo", revelou.
"Foi um treinador que sempre deu abertura para os atletas perguntarem sobre os treinos e jogos. Para mim, sempre foi como um pai. Ele ajudou-me em várias situações dentro e fora do campo e tinha o poder de fazer um jogador mediano virar um craque. Conseguia tirar toda a capacidade de um atleta nos treinos. Era amigo e aberto a qualquer tipo de conversa, mas sempre com disciplina e regras a serem cumpridas. Nada fugia aos olhos dele. Deixava os atletas à vontade: podias fazer o teu churrasco em casa ou beber a tua cerveja, mas sem embriagar", acrescentou.
Depois da saída de Mourinho para o Chelsea, em 2004, Maciel ainda foi emprestado pelo FC Porto ao Athletico Paranaense, União de Leiria e Braga, acabando por regressar em definitivo ao Brasil em 2008.
17102001
17098892