Sem surpresa, a equipa do torneio foi dominada pela finalista vencida Nigéria e a campeã Costa do Marfim, com três jogadores cada
Corpo do artigo
A Confederação Africana de Futebol (CAF) elegeu esta quarta-feira a melhor equipa da CAN’2023, que foi dominada sem surpresa pela finalista vencida Nigéria e pela campeã Costa do Marfim, que tiveram três jogadores cada.
Na anfitriã e vencedora do torneio, os eleitos foram o lateral esquerdo Ghislain Konan e os médios Jean-Michael Seri e Franck Kessié. Além disso, Emerse Faé, que assumiu o comando interino da seleção na sequência da demissão de Jean-Louis Gasset, após a fase de grupos, foi nomeado o melhor selecionador da prova.
Já a Nigéria, treinada pelo português José Peseiro, contou com o central William Troost-Ekong, o lateral direito Ola Aina e o extremo Ademola Lookman no onze da CAF.
A posição de guarda-redes foi preenchida pelo sul-africano Ronwen Williams, que defendeu quatro penáltis contra Cabo Verde nos quartos de final e no outro posto de defesa-central surge o congolês Chancel Mbemba, ex-FC Porto que milita atualmente no Marselha e ficou em quarto lugar na competição.
Mais à frente, a completar o ataque, encontra-se o seu compatriota Yoane Wissa, juntamente com o melhor marcador da CAN'2023, Emilio Nsue, da Guiné Equatorial, com cinco golos em quatro jogos, tendo sido eliminado nos "oitavos".
Ora veja: