Ex-FC Porto foi detido no Equador e terá sofrido abuso por parte da polícia

Ivan Kaviedes, que teve uma curta passagem pelos dragões no início deste século, foi, alegadamente, pisado na cabeça por um dos agentes, o que criou uma onda de indignação.
Ivan Kaviedes, antigo futebolista do FC Porto, foi detido, no domingo, pela polícia, tendo passado três dias na penitenciária de Tena.
No entanto, a situação gerou indignação no país, com a família e os amigos do ex-jogador a denunciarem o suposto abuso de poder e a agressividade desmedida por parte das forças de segurança no momento da detenção.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Ivan Kaviedes, já algemado e deitado no chão, a ser pisado na cabeça por um dos agentes, provocando reações do público.
Carlos Tenorio, presidente da Federação Equatoriana de Futebol, expressou a sua indignação com as imagens divulgadas e prometeu que não irá permitir que situações semelhantes afetem outros indivíduos vulneráveis. “Não vamos permitir que um ser humano indefeso e vulnerável tenha de passar por isto”, afirmou.
A detenção do antigo jogador equatoriano teve origem numa briga que Kaviedes teve com um grupo de amigos num restaurante de “fast food”. A polícia interveio no incidente e, devido à resistência de Ivan, a situação intensificou-se, resultando em alegados abusos por parte dos agentes policiais.
Depois de três dias na prisão, Kaviedes foi libertado com a ajuda de uma medida judicial apresentada pelo seu advogado. Ao sair, o ex-avançado, atualmente com 46 anos, agradeceu o apoio do povo equatoriano e anunciou planos para realizar uma conferência de imprensa nos próximos dias.
Recorde-se que Ivan Kaviedes passou pelo FC Porto na segunda metade da época 2001/02, por empréstimo do Celta de Vigo, tendo disputado apenas um encontro com a camisola dos dragões. Ao serviço da seleção do Equador, o antigo jogador, natural de Santo Domingo, somou 17 golos em 57 internacionalizações A.
Ao longo dos últimos anos, Kaviedes tem vindo a enfrentar vários problemas ligados ao vício em álcool e drogas, com alguns internamentos em clínicas de reabilitação.
