Ex-Benfica jogou no Palmeiras e diz: "O Abel é fera. Como ele não se veem muitos"
Ramires rescindiu a meio da época com o Palmeiras, mas está a torcer pela equipa na final da Libertadores contra o Santos, no sábado. No Verdão, destaca a qualidade de Gabriel Menino, Danilo e Patrick.
Corpo do artigo
Palmeiras e Santos vão disputar a final da Libertadores. Abel Ferreira poderá suceder a Jorge Jesus na conquista do troféu mais apetecível da América do Sul.
13290940
Em entrevista a O JOGO, Ramires, que rescindiu recentemente contrato com o Verdão (ainda fez dois jogos pelo clube nesta competição) e foi orientado por Jesus no Benfica, em 2009/10, faz a antevisão da partida e recorda momentos passados de águia ao peito.
O Palmeiras é favorito para esta final?
-Tive o prazer de jogar naquele clube com os profissionais que lá estão. O trabalho que tem sido feito tem sido muito bom. Mesmo trabalhando pouco tempo com o Abel, percebi que ele está muito feliz. Tenho uma grande admiração por ele e por todo o seu staff. Foi determinante para o Palmeiras atingir esta fase da prova. Estou a torcer para que consigam ganhar o troféu. Seria o coroar de um trabalho fantástico que está a ser feito no clube. No entanto, têm de estar atentos ao Santos, pois nos últimos meses a equipa subiu muito de rendimento. Não é à toa que estão na final.
Mas tudo isso faz, ou não, do Palmeiras favorito?
- Claro que não. Eu espero que ganhem, mas uma final é uma final e qualquer um pode vencer. Falo pela experiência que vivi no clube e pelo carinho que tenho por todos. Por outro lado, ganhar um título com esta expressão abre a porta para muitos jogadores e eles têm um grande caráter. Quero que o Palmeiras ganhe o título e vença o Mundial para dar ainda maior dimensão à sua conquista, até para mostrá-la ao exterior e não ficar confinada à América do Sul.
"Nem aqueles que habitualmente não jogam conseguem ter uma palavra negativa para o Abel"
Ficou surpreendido com a forma como trabalha Abel Ferreira?
- A grande arma do Abel é a forma como ele trata as pessoas que estão à sua volta. Tanto jogadores como os outros elementos da equipa técnica e toda a estrutura do clube. Tenho a certeza de que todos gostam muito dele. Primeiro, pela pessoa que é e, depois, pelo profissional que vem demonstrando ser. A forma como explica as coisas, a paciência que tem com os jogadores. A equipa ganha, ele está lá; a equipa perde, ele está lá e sempre a dar força, a passar mensagens positivas aos jogadores. Eu tive oportunidade de trabalhar com vários treinadores portugueses e sempre me dei muito bem com todos. Agora, não foi diferente. Eu sabia que com a chegada dele o Palmeiras iria chegar longe. É uma fera no relacionamento com os jogadores e com todo o seu staff e sabe como ganhar. É um homem de palavra, generoso, o que no futebol de hoje em dia não se vê muito. Nem aqueles que habitualmente não jogam conseguem ter uma palavra negativa para o Abel.
Podemos afirmar nesta altura que o Palmeiras é a melhor equipa do Brasil?
- O plantel do Palmeiras tem muita qualidade. Mas há outras equipas no Brasil que estão a jogar muito bem. É difícil dizer que esta ou aquela equipa é melhor. O Palmeiras está confiante, mas o Santos está a desenvolver um bom trabalho, apesar dos problemas que tiveram no início de época. O Internacional também está bem... Só depois das finais veremos qual é a melhor equipa.
"GABRIEL MENINO É COMPLETO"
Quem são os craques que o Palmeiras vai exportar em breve?
- Olhe, o Gabriel Menino, o Danilo e também gosto muito do Patrick. O Gabriel Menino talvez seja o que está mais lançado, está a evoluir muito e depressa. Penso que será mesmo craque, um jogador completo. Daqueles que todos os treinadores querem ter na equipa. Joga no campo todo e fisicamente é muito forte.