Yerry Mina, que fez apenas seis jogos pelo Barcelona na época 2017/18, revelou ainda que o então treinador dos "blaugrana", Ernesto Valverde, só falou consigo uma vez... em sete meses
Corpo do artigo
Yerry Mina, central internacional colombiano que, aos 30 anos, joga em Itália no Cagliari, recordou esta sexta-feira a única época em que representou o Barcelona, 2017/18, na qual fez apenas seis jogos pelos “blaugrana”, mas venceu ainda assim a LaLiga e a Taça do Rei.
Em declarações à “Gazzetta dello Sport”, Mina começou por revelar que o então treinador dos espanhóis, Ernesto Valverde, praticamente não falou consigo durante toda essa temporada, depois de ter sido contratado ao Palmeiras por cerca de 12 milhões de euros.
“Cheguei e Valverde só me falou no primeiro dia. Durante sete meses, não me dirigiu a palavra. O Real Madrid também estava lá, mas eu queria o Barcelona. Apesar de ganhar a liga e a Taça, joguei muito pouco e sofri uma lesão num pé depois de uma falta de Rakitic num treino”, recordou.
Sem contar na Catalunha, Mina acabou por ser transferido para o Everton, de Marco Silva, na época seguinte, a troco de 30 milhões de euros. No entanto, não era o único treinador português que estava de olho no defesa...
“Eu queria sair do Barcelona, ainda que os adeptos me adorassem, mas queria jogar. Mourinho, que estava no Manchester United, ligou-me. Disse-me: ‘Se estiveres bem, vais jogar’. Mas eu tinha de me recuperar. Marco Silva convenceu-me a ir para o Everton e foram cinco anos fantásticos, contando com Ancelotti, um grande jogador. Começámos bem, mas depois cinco nossos lesionaram-se. Mas a Premier League é preciosa”, lembrou, com saudade.
Yerry Mina acabou por deixar o Everton em janeiro de 2023 e rumar à Fiorentina, onde jogou apenas meia época antes de trocar de cores na Serie A, reforçando o Cagliari, onde se mantém até hoje.