Inicialmente foi aplicada uma dedução de dez pontos aos toffees, agora reduzida para seis. Em causa estão irregularidades financeiras
Corpo do artigo
O Everton confirmou este segunda-feira que a dedução pontual que viu ser-lhe imposta pela Premier League será, afinal, de "apenas seis pontos", ao contrário dos dez inicialmente retirados. Na base desta decisão estão irregularidades financeiras no emblema de Liverpool - violação das regras de lucro e sustentabilidade da Premier League.
"O Comité de Recursos considerou que o castigo de dez pontos originalmente imposto foi inapropriado, quando avaliada tendo em conta os parâmetros de referência conhecidos", dá conta o clube.
Com esta alteração, os toffees, onde jogam os portugueses João Virgínia, André Gomes, Beto e Chermiti, passam a somar 25 pontos e "sobem" ao 15.º lugar do campeonato inglês.
O Everton foi punido em novembro do ano passado por ter registado prejuízo de 124,5 milhões de libras (142 milhões de euros) no período três épocas, terminado em 2021/22, acima do valor permitido pelos regulamentos, de 105 milhões de libras (120 milhões de euros).
Os toffees terão de responder a uma segunda acusação de quebra das regras financeiras da Liga inglesa, no período que terminou em 2023, uma situação que afeta outros dois clubes, o Manchester City, tricampeão em título e vencedor de cinco das últimas seis edições, e o Nottingham Forest.