Ex-FC Porto entrou no velho continente pela porta do Samorin, da Eslováquia, em 2018. Só durou seis jogos e voltou ao Brasil
Corpo do artigo
O FC Porto contratou Evanilson em 2020, quando este jogava no Fluminense, mas essa não foi a primeira experiência do brasileiro na Europa. Antes, em 2018, o atacante que agora representa o Bournemouth, passou pelo futebol da Eslováquia, em concreto pelo Samorin.
Ao The Guardian, Evanilson recorda a mudança: "Deixei o Rio de Janeiro com 40 graus e passei para os -5. A primeira vez que treinei nem consegui terminar a sessão porque estava com muito frio. Quando acabava, punha as mãos em água a ferver porque estavam quase congeladas. Acho que transformou muito a minha maneira de ver o futebol, mas tive de ser muito convencido. Inicialmente nem queria ir porque os meus amigos que voltaram de lá para o Brasil não me disseram muitas coisas boas. Mas o meu empresário naquela altura disse-me 'Olha, se você for, vai transformar a sua vida de jogador profissional'. Senti que cresci muito a partir dali. Esse período moldou o jogador de futebol que sou hoje e voltei a apaixonar-me pelo futebol".