Europeu de sub-21: as contas de Portugal para a última jornada da fase de grupos
Um empate chega para carimbar a passagem aos quartos de final. Uma eventual derrota também pode acabar em festa.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa sub-21 deu este domingo um passo gigantesco rumo aos quartos de final do Europeu da categoria, ao vencer a Inglaterra por 2-0. A equipa orientada por Rui Jorge somou a segunda vitória em igual número de jogos no Grupo D e parte para a última ronda, contra a Suíça, em franca vantagem.
De um modo muito simples, um empate basta para Portugal carimbar a presença na fase seguinte e uma derrota também pode acabar em festa, se a Croácia não vencer a Inglaterra.
Em caso de derrota portuguesa e triunfo da Croácia frente aos ingleses, as três seleções, juntando a Suíça, acabariam o grupo com seis pontos. Seria necessário proceder a um mini-campeonato a três, no qual todas as seleções ficariam com três pontos. O critério seguinte seria então diferença de golos e depois o maior número de golos marcados.
Caso perdesse por 1-0, por exemplo, Portugal ficaria fora dos quartos de final, com 1-1 no saldo (ganhou à Croácia por 1-0). A Croácia teria um saldo de 3-3, assim como a Suíça, derrotada pelos croatas por 3-2 este domingo.
Portugal segue em frente caso:
.Vença ou empate com a Suíça
.Perca com a Suíça, mas a Croácia não ganhe a Inglaterra
Portugal será eliminado caso:
. Perca com a Suíça por dois ou mais golos, 1-0 ou 2-1 e a Croácia vença Inglaterra