Pontapé de saída no Europeu, com o jogo entre Alemanha e Escócia, com figuras ilustres em Munique
Corpo do artigo
O árbitro francês Clément Turpin deu esta sexta-feira início ao Euro'2024 de futebol, ao apitar para o início do jogo inaugural, entre a anfitriã Alemanha e a Escócia, no Allianz Arena, em Munique.
Às 20h00 de Portugal continental, arrancou a 17.ª edição do Campeonato da Europa, que contará com um total de 51 jogos, 36 na fase de grupos e 15 a eliminar, dos "oitavos" até à final de Berlim, agendada para 14 de julho.
O embate entre os alemães - vencedores da prova em 1972 e 1980, como RFA, e ainda em 1996 - e os escoceses contou para a primeira jornada do Grupo A, que também inclui as seleções da Suíça e da Hungria, que se defrontam no sábado.
Antes, com muitos ilustres na tribuna, como o treinador português José Mourinho, realizou-se uma breve e colorida cerimónia de abertura, que incluiu uma homenagem a Frank Beckenbauer, campeão mundial como jogador e selecionador pela Mannschaft, falecido em 07 de janeiro, com 78 anos. A mulher do Kaizer, Heidi Burmester, trouxe para o relvado a Taça Henri Delaunay, na companhia dos dois capitães vivos das seleções alemãs campeãs da Europa, Bernard Dietz (1980) e Jürgen Klinsmann (1996).