A Seleção Nacional de sub-21 defronta na terça-feira a Bósnia, em jogo decisivo para as contas portuguesas.
Corpo do artigo
A Croácia juntou-se esta segunda-feira a Espanha, Inglaterra, Alemanha, Sérvia, França e à anfitriã Itália na fase final do Europeu de sub-21, enquanto a Grécia garantiu um lugar no play-off.
Os croatas golearam fora São Marino por 4-0 e fecharam o grupo 1 no primeiro lugar, com os mesmos 25 pontos - mas vantagem no confronto direto - da Grécia, que venceu em casa a Bielorrússia por 2-0 e fechou no segundo posto.
Nas contas para os quatro melhores segundos dos nove grupos de apuramento, que asseguram um lugar no play-off, os gregos totalizam 19 pontos e já só podem ser ultrapassados pela Polónia, que pode somar um máximo de 20, no grupo 3.
As decisões estão marcadas para terça-feira, com Portugal a receber em casa a Bósnia-Herzegovina, na Madeira, e a precisar de vencer para poder chegar ao play-off, tendo em conta que a Roménia tem o primeiro posto do grupo 8 quase assegurado, pois só precisa de empatar na receção ao Liechtenstein.
Caso triunfe, Portugal entra com 16 pontos nas contas (não são contabilizados os pontos somados frente ao último classificado do grupo), registo que pode ser insuficiente para ser um dos quatro melhores segundos, pois só garante vantagem sobre os segundos dos grupos 2 (máximo de 15 pontos).
Os comandados de Rui Jorge precisam de superar mais dois segundos colocados, sendo que a Ucrânia, no grupo 4, e a Áustria ou a Rússia, no 7, também só podem chegar aos 16 pontos.
No grupo 3, a Polónia pode chegar aos 20, mas também ficar-se pelos 14, enquanto no grupo 6, a Bélgica fechará com 17, mas, acabando em primeiro, a Suécia só poderá somar 15.