O médio jogou frente à Croácia no Europeu de sub-17, em 2005.
Corpo do artigo
O médio e uma das estrelas da Croácia, Ivan Rakitic, é protagonista de uma história um tanto ou quanto curiosa e engraçada.
Rakitic já defrontou o seu país, incluindo alguns dos atuais colegas da seleção que vai disputar este domingo a final do Mundial'2018. O jogo foi relativo ao Campeonato da Europa de sub-17, em 2005, e o agora pilar da seleção croata vestia as cores da Suíça, país onde nasceu, na cidade de Möhlin.
"Quando comecei a jogar, não usava a camisola da Croácia. Usava a do meu outro lar [Suíça]. Tenho que ser honesto: nasci na Suíça, cresci na Suíça, fui à escola na Suíça, os meus amigos são da Suíça. Tive orgulho de ter defender durante cinco anos essa camisola quando era mais jovem. Mas a maior parte do meu coração pertence à Croácia. Sempre foi assim", afirmou Rakitic ao portal The Player's Tribune.
Em 2005, a Suíça saiu derrotada por 5-2, num encontro em que Nikola Kalinic [o jogador expulso da concentração croata na fase de grupos do Mundial'2018] foi o autor de dois golos e Dejan Lovren também esteve em campo. Pouco tempo depois, o médio teve de escolher que seleção representaria: a Suíça, onde nasceu, ou a Croácia, país dos seus pais. Refletiu, tomou a decisão e passou a ser opção para a seleção croata. Até hoje.