Este beijo no Mundial feminino uniu o que antes tinha sido dividido e continua a correr mundo
O final do jogo entre Suécia e Canadá do Mundial feminino, que as suecas venceram, ficou marcado pela imagem do beijo entre Magdalena e a dinamarquesa Pernille, que tinha sido eliminada meses antes
Corpo do artigo
Magdalena Eriksson e Pernille Harder são jogadoras internacionais pela Suécia e Dinamarca, respetivamente, e são também um casal.
Há uns meses, na fase decisiva de qualificação para o Mundial feminino, que decorre em França, tiveram de enfrentar-se no relvado para disputar uma das vagas. Magdalena levou a melhor e atirou a companheira para o play-off, que as dinamarquesas perderam, com a Holanda.
Apesar da frustração de falhar a mais ambicionada competição de seleções, a relação entre ambas não foi beliscada e, a julgar pelo que se viu no final do Suécia-Canadá, que as suecas venceram, terá saído até reforçada.
Sem ressentimentos pela derrota na qualificação, Pernille pôs de lado a histórica rivalidade que separa suecos e dinamarqueses, vestindo a camisola para apoiar a companheira na bancada dos estádios franceses durante a competição.
11058184
Consumada a passagem aos quartos de final depois do triunfo (1-0) sobre as canadianas, Magdalena correu para as bancadas à procura de Pernille e o beijo entre ambas ficou registado. Já tem uns dias, é verdade, mas a naturalidade do gesto público continua a correr o mundo, colhendo elogios e mensagens de incentivo à tolerância.
A relação das duas começou quando ambas jogavam no Linkopings e dura já há sete anos, indiferente às rivalidades a que o futebol as vai sujeitando, como aconteceu no embate de seleções, ou às distâncias que também dita. Isto porque Magdalena, defesa de 25 anos, joga no Chelsea, enquanto Pernille Harder, de 26 anos, capitã e avançada da seleção dinamarquesa, está no campeonato alemão, ao serviço do Wolfsburgo.
11054953
A seleção sueca continua a fazer boa figura em França e este sábado enfrenta a Alemanha nos quartos de final. E o mais provável é que, nas bancadas, Pernille volte a estar equipada a rigor com as cores da Suécia.
Itália e Holanda também se defrontam este sábado para carimbar a vaga de acesso às meias-finais.