Estado Islâmico planeou um atentado contra os futebolistas do Real Madrid
A ideia era atacar o autocarro dos merengues e os adeptos que aguardavam a passagem do mesmo. Foi, ainda, feito um apelo para se criar o caos no Santiago Bernabéu.
Corpo do artigo
A Guarda Civil espanhola, em conjunto com a Europol e o FBI dos EUA, desmantelou, na semana passada, a Fundação I'Iam, um dos centros de propaganda do Estado Islâmico.
A informação é do jornal El Confidencial que, esta segunda-feira, afirma que a fundação em causa tinha "estações de rádio, agências de notícias, empresas de produção audiovisual e perfis nas redes sociais" que divulgavam conteúdos relacionados com o Daesh em espanhol, entre muitas outras línguas.
A investigação resultou na detenção de nove pessoas em Salt (Girona), Algeciras (Cádiz), Anta (Almería) e Tenerife. Destas, duas foram colocadas em prisão preventiva.
Entre os materiais apreendidos na operação policial, foram encontrados conteúdos que incitavam os seus apoiantes a atacar o autocarro do Real Madrid e os adeptos que, habitualmente, aguardam a passagem do mesmo para aplaudir a equipa. "Meu querido irmão. Espera num local próximo do ponto de chegada dos jogadores. Aponta para eles e para os seus adeptos", revela o El Confidencial, de acordo com um cartaz que mostra um homem mascarado a disparar uma espingarda com mira telescópica contra o veículo dos merengues.
Noutro cartaz, é possível ver o apelo a um ataque ao Santiago Bernabéu. "Meu querido irmão de Al-Andalus, um alvo muito valioso espera por ti. Rompe as multidões, distrai a segurança com explosivos improvisados e dispositivos de engodo e avança para o teu alvo principal com determinação", refere.
O Estado Islâmico apelou, ainda, a atentados no Campeonato da Europa de futebol que está a decorrer na Alemanha e nos Jogos Olímpicos deste verão, que se realizarão em Paris, capital da França.