Fábio Silva desfalcou os insulares, também despromovidos, por lesão, enquanto Dário Essugo foi titular e cometeu uma grande penalidade
Corpo do artigo
O Leganés desceu este sábado à segunda divisão espanhola de futebol, apesar de vencer outro despromovido, o Valladolid (3-0), na 38.ª e última jornada da Liga espanhola, fruto da vitória do Espanhol contra o "condenado" Las Palmas (2-0).
Os catalães venceram em casa, no mesmo Cornellà em que viram o vizinho e rival Barcelona celebrar o título, com golos de Puado, de penálti, aos 65 minutos, após falta provocada pelo português Dário Essugo, e Milla, aos 82.
Sem o lesionado Fábio Silva, e com Essugo titular, na despedida antes de o trinco emprestado pelo Sporting rumar ao Chelsea, o Las Palmas deu pálida imagem na despedida de La Liga, descendo com 32 pontos e seis derrotas seguidas a acabar a campanha.
O resultado deixa o Espanhol não só a salvo da descida, com 42 pontos, como no 14.º posto à condição, garantindo mais dois do que o infeliz Leganés.
Ante um Valladolid, com André Ferreira no banco, que acabou a LaLiga com 12 derrotas seguidas, e sem vencer desde 11 de janeiro, o Leganés cumpriu e venceu com tentos de Hernández (24), do "menino" de 18 anos Diomande (36) e de Cruz (40).
O triunfo de nada serviu, pois o Leganés ficou um ponto abaixo da "linha de água", descendo no primeiro ano após a conquista da segunda divisão (2023/24), o grande título da história dos "pepineros".
O emblema dos arredores de Madrid subiu pela primeira vez ao principal escalão em 2015/16 e desceu em 2019/20, repetindo agora a deceção, que acompanha os adeptos do Valladolid, em época com 16 pontos, 25 abaixo da salvação, e apenas quatro vitórias.
Ainda hoje, ficará definido o sétimo lugar, de acesso à Liga Europa, e o oitavo, à Liga Conferência, entre Celta de Vigo (52 pontos), Rayo Vallecano (51) e Osasuna (51).
No primeiro jogo do dia, um bis de Kylian Mbappé deu a vitória ao "vice" Real Madrid, ante a Real Sociedad (2-0), e "roubou" a Bota de Ouro ao sueco do Sporting Viktor Gyokeres.
O campeão Barcelona despede-se no domingo, em casa do Athletic Bilbau, quarto, com 70 pontos. O Atlético de Madrid, terceiro, com 73, visita o Girona, enquanto o Villarreal, quinto e apurado para a Liga dos Campeões, recebe o Sevilha.