Dirigentes da FIFA estão em Madrid e acederam a um pedido da RFEF para uma reunião. Os escândalos de alegada corrupção naquele organismo estarão em discussão
Corpo do artigo
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a FIFA vão reunir esta quinta-feira, em Madrid, a pedido do Governo espanhol e do organismo que rege o futebol daquele país. Como pano de fundo para o encontro está o escândalo de alegada corrupção que está a pairar sobre a RFEF e Luis Rubiales, o antigo presidente da instituição.
A FIFA está a acompanhar todo o processo e quer manter relações "abertas e permanentes" com Espanha, um dos países que vai acolher o Mundial'2030, escreve o jornal AS. O organismo que rege o futebol mundial quer estar informado de tudo o que envolve este caso.
Recorde-se que vários ex-membros da RFEF, incluindo Luis Rubiales, estão a ser alvos de processos judiciais relacionados com irregularidades em contratos assinados pela federação nos últimos cinco anos. Luis Rubiales, suspeito de corrupção, foi mesmo detido pela polícia no aeroporto de Madrid, quando regressou a Espanha proveniente da República Dominicana, tendo sido mais tarde libertado, na quarta-feira.
Segundo fontes ligadas à investigação do caso, Rubiales foi levado para as instalações no aeroporto da Guarda Civil (força de segurança similar à Guarda Nacional Republicana portuguesa), onde foi identificado e notificado formalmente do processo.
O processo afeta supostas irregularidades nos contratos celebrados pela RFEF desde 2018, período em que o organismo esteve sob a presidência de Luis Rubiales e que inclui a realização da Supertaça espanhola de futebol na Arábia Saudita.