As três atletas que participaram na maratona feminina dos Jogos Olímpicos Rio'2016 eram as que estavam em melhores condições, defende Paulo Bernardo.
Corpo do artigo
As três atletas que participaram na maratona feminina dos Jogos Olímpicos Rio2016 eram as que estavam em melhores condições, garantiu hoje, à agência Lusa, o líder da equipa de atletismo, Paulo Bernardo.
"As atletas que participaram na maratona feminina foram aquelas que estavam em melhores condições para o fazer. A Sara [Moreira], a Jéssica [Augusto] e a Dulce [Félix] eram as melhores atletas à partida e tinham condições para fazer uma grande competição", disse.
Dulce Félix, 16.ª classificada, foi a única a terminar a prova, com Sara Moreira a desistir cerca dos sete quilómetros, depois de ter estado lesionada, antes de Jéssica Augusto, sétima em Londres2012, parar sensivelmente a meio.
A convocatória de Jéssica Augusto causou alguma polémica, uma vez que tinha apenas a quarta melhor marca, atrás de Filomena Costa, preterida, enquanto Sara Moreira sofreu uma fratura de 'stress'. Vanessa Fernandes estava no Rio de Janeiro como suplente.
"A Dulce foi 16.ª, que foi um excelente resultado. Vocês viram que a dificuldade para fazer uma classificação no 'top-20' é extrema. Todas as três tinham condições para fazer um lugar no 'top-20'. Infelizmente por lesão não foi possível à Jéssica e à Sara terminar a corrida, mas eram as que estavam em melhores condições", referiu.