Encontro entre Suíça e Ucrânia não se realiza: os cenários em cima da mesa
Jogo a contar para a Liga das Nações, marcado para esta quarta-feira, não acontecerá e pode nem sequer se realizar
Corpo do artigo
O jogo desta terça-feira entre Suíça e Ucrânia, marcado para Lucerna e a contar para a última jornada da Liga das Nações, foi adiado devido à existência de vários casos positivos de covid entre os ucranianos, e, sem data prevista, será o órgão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA a analisar se reagenda a partida ou se a anula.
"A seleção ucraniana foi colocada em quarentena pelas autoridades do cantão de Lucerna", informa a nota da Federação Ucraniana de Futebol, cuja seleção deveria disputar esta terça-feira a partida que encerra o Grupo 4 da Liga A.
A decisão da UEFA surgiu após três novos jogadores terem apresentado esta terça-feira testes com resultado positivo ao novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, que se juntaram a outros três atletas testados na segunda-feira.
13043979
Na semana passada, Yarmolenko, Tsygankov, Sydorchuk e Kovalenko deixaram a seleção por causa do coronavírus. O mesmo acontecendo com Makarenko, Sobol e Riznyk depois da equipa chegar à Suíça. Na manhã desta terça-feira, após uma nova ronda de testes, os jogadores Malinovsky, Kryvtsov e Junior Moraes, assim como o preparador físico Bashtovy, também testaram positivo.
O caso dos três últimos é especial, porque estes já tinham contraído o vírus há pouco tempo e a Ucrânia pediu à UEFA que Kryvtsov e Junior Moraes pudessem ser incorporados, alegando que beneficiam de anticorpos. O organismo aceitou, mas as autoridades de Lucerna discordaram.
"A federação ucraniana confirma que não pode reunir outra equipa com jogadores elegíveis para esta partida, nem esta terça-feira nem esta quarta-feira. Este jogo da Liga Nacional da UEFA entre a Suíça e a Ucrânia, agendado para 17 de novembro, não pode ocorrer ", comunicou a UEFA.
A exemplo do que aconteceu no encontro entre Romênia e Noruega, no último fim de semana (os escandinavos foram proibidos de viajar pelas autoridades de seu país), o caso será submetido ao órgão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, para que a decisão seja tomada de acordo com as regras especiais aplicáveis aos jogos das competições das seleções nacionais.
De acordo com os regulamentos, se a seleção ucraniana for considerada responsável pela não realização do encontro, pode ser punida com derrota.
Mas a imprensa suíça, nomeadamente o jornal 24Heures, sugere que outra das soluções poderá ser um sorteio do resultado com três resultados possíveis: vitória suíça ou ucraniana por 1-0 e empate 0-0. Ora, nas contas do Grupo A4, a Suíça está obrigada a vencer por 1-0 ou mais golos para se manter na divisão mais alta da Liga das Nações