
Emiliano Martínez após vencer Mundial'2022 (créditos: AFP)
Eleito o melhor guarda-redes do mundo em 2024 pela FIFA, Martínez garantiu que irá pendurar as luvas caso vença o Campeonato do Mundo pela segunda vez seguida
Depois de ter sido uma das principais figuras da conquista da Argentina do Mundial’2022, Emiliano “Dibu” Martínez garantiu que, se voltar a erguer o troféu em 2026, irá terminar imediatamente a sua carreira de guarda-redes.
A promessa surgiu do próprio guardião do Aston Villa, de 32 anos, em declarações à Federação Argentina de Futebol, no âmbito do segundo aniversário desse título mundial, no Catar.
“[Se ganhar o Mundial’2026] Retiro-me, prometo-te. Há alguma seleção que tenha ganho dois Mundiais seguidos? Terei 33 anos, um miúdo (risos). Se só comecei a jogar aos 30...”, atirou, entre risos, referindo-se à idade em que atingiu o auge da carreira.
De resto, numa conversa com os compatriotas Enzo Fernández, Alexis Mac Allister, Gonzalo Montiel e Lautaro Martínez, “Dibu” também recordou a inesquecível defesa que fez a um remate de Randal Kolo Muani nos últimos suspiros do prolongamento da final que a Argentina venceu contra França (4-3 após desempate por penáltis).
“Juro que já defendi muitas bolas melhores do que essa. Nesta fechei os olhos e disse: ‘Por favor, rebenta-me a cara’. Desconfiar da defesa deixou-me pronto. Quando ele vem na direção de Ota [Otamendi], pus-me de frente e na diagonal dele. A bola estava a saltar e por isso levantei os braços, porque o normal é que os coloque para baixo”, explicou.
Refira-se que Martínez foi eleito esta semana o melhor guarda-redes do mundo em 2024 pela FIFA, nos prémios The Best.
A defesa em questão:
