Eleito o melhor guarda-redes do mundo em 2024 pela FIFA, Martínez garantiu que irá pendurar as luvas caso vença o Campeonato do Mundo pela segunda vez seguida
Corpo do artigo
Depois de ter sido uma das principais figuras da conquista da Argentina do Mundial’2022, Emiliano “Dibu” Martínez garantiu que, se voltar a erguer o troféu em 2026, irá terminar imediatamente a sua carreira de guarda-redes.
A promessa surgiu do próprio guardião do Aston Villa, de 32 anos, em declarações à Federação Argentina de Futebol, no âmbito do segundo aniversário desse título mundial, no Catar.
“[Se ganhar o Mundial’2026] Retiro-me, prometo-te. Há alguma seleção que tenha ganho dois Mundiais seguidos? Terei 33 anos, um miúdo (risos). Se só comecei a jogar aos 30...”, atirou, entre risos, referindo-se à idade em que atingiu o auge da carreira.
De resto, numa conversa com os compatriotas Enzo Fernández, Alexis Mac Allister, Gonzalo Montiel e Lautaro Martínez, “Dibu” também recordou a inesquecível defesa que fez a um remate de Randal Kolo Muani nos últimos suspiros do prolongamento da final que a Argentina venceu contra França (4-3 após desempate por penáltis).
“Juro que já defendi muitas bolas melhores do que essa. Nesta fechei os olhos e disse: ‘Por favor, rebenta-me a cara’. Desconfiar da defesa deixou-me pronto. Quando ele vem na direção de Ota [Otamendi], pus-me de frente e na diagonal dele. A bola estava a saltar e por isso levantei os braços, porque o normal é que os coloque para baixo”, explicou.
Refira-se que Martínez foi eleito esta semana o melhor guarda-redes do mundo em 2024 pela FIFA, nos prémios The Best.
A defesa em questão: