Elisha Levy foi treinador de Adrien Silva em 2010/11, época em que levou o Maccabi Haifa à conquista do título de campeão nacional de Israel.
Corpo do artigo
A seleção de futebol de Israel passou esta quarta-feira a ser orientada por Elisha Levy, treinador de 58 anos que tem no currículo dois títulos nacionais daquele país do Médio Oriente: em 2008/009 e em 2010/11, ambos ao serviço do Maccabi Haifa.
Nesta última temporada, Levy teve no plantel o médio português Adrien Silva, por empréstimo do Sporting.
No novo cargo, o técnico sucede a Eli Guttman, que falhou os apuramentos para o Europeu de 2016 e para o Mundial de 2014, aqui num grupo em que ficou na terceira posição, atrás de Portugal e da Rússia.
A nomeação foi decidida por uma comissão criada pela federação local propositadamente para o efeito, constituída por Ofer Eini (presidente da federação), Tamir Gilat (vice-presidente da federação), Moshe Damayo (antigo presidente do Bnei Yehuda), Tzvika Rosen e Haim Revivo (antigos internacionais por Israel).
Para além dele, a comissão tinha em carteira os nomes de Guy Luzon, Eli Ohana, Ran Ben-Shimon e Nir Klinger, todos entrevistados ontem na sede da federação. Elisha Levy foi escolhido por unanimidade.
"Este cargo era um desejo antigo. Consegui-lo é um sonho tornado realidade - algo que queria desde o meu primeiro dia como jovem treinador. Para mim, é o auge da minha carreira", declarou o novo selecionador.
"É uma pessoa com enorme experiência, tem uma personalidade forte e a serenidade que o cargo exige", disse, por sua vez, Ofer Eini, presidente da federação.