RANKING - Líder desta estatística é orientado por Abel Ferreira no Palmeiras.
Corpo do artigo
Sobrecarga é uma das palavras que o futebol mais utilizou em 2020, sobretudo pela condensação de jogos e os novos calendários a que a pandemia obrigou e não por um número invulgar de partidas.
Os calendários não alargaram, e Weverton que o diga: 57 jogos num ano civil parecem imenso, mas o guarda-redes do Palmeiras até já terminou épocas com 58 e 59.
Com uma regularidade destas, não espanta que o brasileiro, agora treinado por Abel Ferreira no Palmeiras, seja o jogador de futebol com mais jogos e minutos disputados em todo o ano que terminou.
Na infografia que lhe apresentamos em baixo não distinguimos continentes, provas nem nacionalidades. E mais, incluímos até os minutos de compensação jogados por cada atleta, e também os jogos pelas respetivas seleções. Se a regra é saber quem mais jogou e cansou, que a tabela seja o mais completa possível.
A lista dos mais utilizados escreve-se com muitos guarda-redes, também acontece em bom português. E não apenas porque há muitos brasileiros na lista. Bruno Fernandes, do United, foi o jogador do espaço europeu com mais partidas disputadas. Rúben Dias o segundo com mais minutos de utilização. E até o guarda-redes não brasileiro mais sobrecarregado tem ligações a Portugal: Oblak. No campeonato português, o portista Mbemba terminou o ano civil à frente.