Edgar Ié e uma polémica na Roménia: irmão gémeo estará a jogar no seu lugar
De acordo com a imprensa daquele país, o Dínamo Bucareste desconfia que o futebolista que chegou ao clube em fevereiro foi… Edelino Ié.
Corpo do artigo
Edgar Ié está envolvido numa enorme polémica na Roménia. De acordo com a imprensa daquele país, o Dínamo Bucareste desconfia que o jogador que chegou ao clube em fevereiro foi… Edelino Ié, irmão gémeo do futebolista que acreditavam ter contratado.
No sábado, o jornalista Daniel Sendre escreveu, na sua conta do Facebook, sobre essa hipótese e, a partir daí, o rumor começou a espalhar-se, com a suspeita, ao que tudo indica, a ser real.
Segundo a imprensa romena, o que terá alertado e denunciado esta situação foi o facto de o atleta que está no clube não saber falar em inglês e apenas expressar-se em português, isto quando Edgar Ié fala fluentemente inglês.
Emanuel Rosu, um conceituado jornalista romeno, garante mesmo que o Dínamo pediu para que jogador mostrasse a sua carta de condução, algo que este terá recusado.
Um caso verdadeiramente insólito, que pode ter fortes consequências, já que, a confirmar-se, o Dínamo Bucareste arrisca perder todos os encontros em que Ié atuou (cinco, nos quais conquistou oito pontos). Caso isso se venha a efetivar, o clube da capital será despromovido. No entanto, ainda há a possibilidade de o clube escapar a uma punição.
"Não há qualquer cenário previsto para esta situação. Se o jogador que jogou não é o verdadeiro, pode haver sanções. Legalmente, um exame de ADN pode decidir tudo se o resultado for contra ti. Claro que o Dínamo nunca teve intenção de usar o irmão gémeo em vez do correto. Acho que eles, caso o resultado de ADN confirme que é o seu irmão gémeo, devem considerar uma defesa, considerando que não sabiam disto. Em relação à perda de pontos na tabela, a possibilidade terá de ser equacionada. Mas se o Dínamo foi enganado e conseguir prová-lo, então o risco de perder pontos não existe", afirmou uma fonte da Federação romena ao "iAM SPORT".
Refira-se que, depois de passagens por Sporting, Barcelona, Villarreal, Belenenses, Lille, Nantes, Feyenoord, Trabzonspor e Istanbul Basaksehir, Edgar Ié, de 30 anos, juntou-se ao Dínamo Bucareste em fevereiro. Por outro lado, Edelino Ié esteve, na presente época, vinculado ao Tluchowia Tluchow, da Polónia.
Já este domingo à noite, após o triunfo sobre o UTA Arad (2-0), o Dínamo Bucareste, através do seu administrador, reagiu a tudo isto, assegurando que se trata de uma mentira. "Evitámos fazer uma declaração. A imprensa romena devia prestar mais atenção porque estão a criar um caso. Ninguém falou connosco. Consideramos a pessoa que lançou esse rumor como um cancro para o Dínamo. Foi um ataque concertado contra nós. Não quero que sejamos ridicularizados. Esqueçam isto, é falso. Há um mundo entre ele e o seu irmão", disse Andrei Nicolescu, depois do jogo.