Declarações de Daniel Brizuela, antigo diretor da área de captação do River Plate
Corpo do artigo
Claudio Echeverri, 18 anos, é a mais recente promessa do futebol argentino em destaque, tendo sido contratado pelo Manchester City, que o deixará cedido ao River Plate até ao fim de 2024.
Em conversa com "Página 12", Daniel Brizuela, antigo diretor da área de captação do River Plate, garante que o internacional pelas seleções jovens da Argentina é um "menino prodígio", "um caso num milhão" e "uma mistura entre Messi e Maradona".
"A primeira vez que o vi jogar foi num teste em Resistência, Chaco. Quando o vi a movimentar-se, fiquei entusiasmado com o primeiro controlo orientado, já sabia que tinha encontrado um futebolista diferente. Nestas situações é quando te encontras com um menino prodígio. Sem dúvida, Echeverri é um menino prodígio. Faço este trabalho há mais de 15 anos e sou um especialista na procura de talentos. Por isso digo que é um caso num milhão", começou por dizer.
"Claudio tem uma mistura entre Messi e Maradona. Porque tem a personalidade que tinha Diego [Maradona]. É de carácter forte e de agarrar a bola para ir para a frente. Nessa característica é muito parecido a Maradona. A outra parte é a futebolística, e nessa parece-se muito ao Messi, com o seu drible que arranca numa ala para ir em direção ao meio. Começa a driblar, chega à baliza e marca um golo. É um grande goleador, apesar de não ser um avançado nato. Tirando as distâncias, é uma mistura dos dois", acrescentou, revelando depois que o Barcelona quis contratar o jogador quando este tinha apenas 12 anos.
"O Barcelona quis levá-lo quando tinha apenas 12 anos. Ninguém sabe disso. Foi quando voltou do torneio de Viena, onde partiu tudo. Naquele momento, Carles Puyol estava a trabalhar na direção culé e o River estava a fazer a pré-temporada nos Estados Unidos. Jogaram um amigável entre as duas equipas e comentou que queria levar Claudio [Echeverri] para o Barça. Rodolfo disse-lhe que [Echeverri] era pequeno, que tinha 12 anos e que ia continuar no clube. Puyol respondeu que Messi também tinha 12 anos quando chegou ao Barcelona", concluiu.