"É muito angustiante ficarmos com o peso de uma derrota que aconteceu desta maneira"
Declarações de João Marques, jogador da seleção portuguesa de sub-21, após o afastamento do Europeu, na sequência de uma derrota por 1-0 diante dos Países Baixos:
Corpo do artigo
"Foi um jogo em que tínhamos tudo a nosso favor. Houve uma expulsão muito cedo [para os Países Baixos] e tivemos algumas oportunidades de golo que não conseguimos concretizar, incluindo um penálti. Estávamos avisados de que eles tinham uma boa equipa e viu-se esse espírito até ao fim.
Lamentamos muito esta derrota, porque ambicionávamos muito mais. No entanto, certos erros pagam-se caro e é muito difícil lidar com isso numa fase a eliminar. Queremos dar sempre o nosso melhor, mas hoje não conseguimos e acabámos por perder. É muito angustiante ficarmos com o peso de uma derrota que aconteceu desta maneira.
Não digo que tenha havido ansiedade. Nós sabíamos para o que vínhamos e estávamos muito bem preparados. No entanto, as circunstâncias levaram-nos a jogar com mais um e penso que isso nos possa ter dado algum conforto. Acabámos por baixar um bocadinho [de ritmo], fomos alertados para isso ao intervalo e tentámos dar uma resposta na segunda parte, mas fomos apanhados desprevenidos com um erro que nos deixa quase sem reação. Ainda tentámos responder, mas já foi tarde demais.
Na segunda parte, o ‘mister’ pediu uma circulação mais rápida, porque, como os Países Baixos baixaram muito o bloco, havia que tentar desmontá-lo. Fico triste, porque sei que o grupo podia ter feito mais e melhor. Demos tudo o que tínhamos e representámos bem Portugal. Sinto que o grupo era unido e muito bom e pensava que íamos atingir um patamar maior.
Estamos todos desiludidos, porque sabemos que Portugal tem gerações muito boas e a seleção AA tem feito o que tem feito. Queríamos dar uma alegria aos portugueses, mas não conseguimos e peço desculpa por todos".