Dolores Silva defende que Itália é o adversário ideal para preparar apuramento para o Europeu
Seleção Nacional feminina defronta transalpinas na quarta-feira, no Estádio do Algarve.
Corpo do artigo
Dolores Silva sublinhou a utilidade de a seleção de Portugal defrontar adversárias "exigentes" como a Itália, na quarta-feira, no Estádio do Algarve, para melhor preparar a fase de apuramento para o Europeu de 2021.
"A seleção precisa de desafios de grande exigência para preparar a qualificação que vai ter em abril. Queremos ganhar, mas sobretudo aprender e evoluir com elas", explicou a internacional portuguesa, referindo-se aos embates com a Finlândia e com a Escócia, a 10 e 14 de abril.
Em declarações ao site da FPF, a atleta do Sporting de Braga falava do encontro inaugural da Algarve Cup 2020, na qual as pupilas de Francisco Neto vão afinar dinâmicas para disputar o grupo E de apuramento, que inclui ainda as seleções da Albânia e do Chipre.
"Vai ser um jogo intenso e bastante difícil. A Itália é uma seleção que tem evoluído. A entrada na Série A feminina dos clubes grandes como Milan, Juventus e Roma aumentou a qualidade, bem como o interesse dos adeptos. A sua qualificação para o Mundial de França, após muitos anos de ausência, e a categoria individual e coletiva demonstradas também prova que cresceram", justificou.
Dolores Silva entende que "defrontando as melhores, Portugal consegue detetar mais facilmente as suas fragilidades e isso ajuda a melhorar". Em caso de vitória, Portugal vai defrontar a Nova Zelândia ou Bélgica nas meias-finais.
No desafio com as transalpinas, vai reencontrar Elena Linari, com quem foi campeã de Espanha na época passada ao serviço do Atlético de Madrid e com quem partilhou casa na capital espanhola.
"Eu e a Elena sempre fomos muito próximas, tanto em campo como fora dele. Era minha colega de casa, convivíamos diariamente em casa e no clube. Construímos, por isso, uma sólida relação de amizade. São laços que não são abalados pelos jogos que fizermos uma contra a outra. Vai ser giro revê-la como adversária", assumiu, depois de já a ter defrontado na qualificação para o mundial.