Uma mão de Cucurella na área não foi sancionada por Anthony Taylor
Corpo do artigo
Segundo revela o portal Relevo, a UEFA reconheceu um erro na mão de Cucurella no Alemanha-Espanha dos quartos de final do Euro'2024, que não foi sancionada pelo árbitro Anthony Taylor nem pelo VAR (Stuart Atwell).
O Comité de Árbitros da UEFA incluiu o lance na revisão periódica de jogadas de encontros europeus que envia aos árbitros, para que se homogeneizar o critério.
O lance em questão foi aos 107', no prolongamento, quando a partida estava 1-1: um remate de Musiala acerta na mão de Cucurella. A Espanha, recorde-se, reclamava fora de jogo de Fullkrug no início da jogada e mão do mesmo na receção da bola. Aos 119' Mikel Merino, de cabeça, deu o triunfo à Espanha.
Segundo o Relevo, o comité de árbitros da UEFA refere no documento enviado aos árbitros que deveria ter sido assinalado penálti e que o VAR deveria ter intervido.
"De acordo com as últimas orientações da UEFA, o contacto mão-bola que impede um remate à baliza deve ser punido de forma mais rigorosa e, na maioria dos casos, deve ser assinalado um pontapé de penálti, a menos que o braço do defensor esteja muito próximo do corpo ou por cima do corpo. Neste caso, o defesa pára o remate à baliza com o braço, que não está muito perto do corpo, tornando-o maior, pelo que deveria ter sido assinalado um pontapé de penálti. Não é necessária qualquer ação disciplinar", lê-se no documento.