Ex-Casa Pia conta com um golo e uma assistência
Corpo do artigo
Nuno Moreira apenas disputou dois jogos desde que chegou ao Brasil, mas foi o reforço que mais chamou a atenção dos adeptos do Vasco da Gama. Na sua partida de estreia, contra o Nova Iguaçu, fez a assistência para o primeiro golo da partida, que acabou com vitória vascaína por 3-0. O segundo jogo que disputou foi o clássico contra o Flamengo, onde marcou o primeiro golo da partida, ainda que insuficiente, já que o emblema rubro-negro acabou por eliminar o Vasco e seguiu para a final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. Curiosamente, em ambos os jogos, o atleta foi substituído aos 63 minutos.
De acordo com o Globoesporte, o jogador está a ter uma boa adaptação na sua primeira experiência fora de Portugal. Terá recebido da sua assessoria pessoal e dos empresários dicas sobre o Brasil, como os principais clubes do país, as rivalidades que existem, os estádios e os campeonatos. Segundo a publicação, a maior dificuldade que os novos reforços têm enfrentado e a maior preocupação do emblema carioca é o clima. Recorde-se que Loide Augusto, que passou por Sporting, Farense e Mafra, também chegou para reforçar o Vasco. Nuno saiu do inverno de Portugal para o verão do Rio de Janeiro e adaptar-se ao clima tem sido a tarefa mais complicada.
Rodrigo Coutinho, comentador da SporTV, afiliada da Globo, elogiou a dupla formada por Philippe Coutinho e Nuno Moreira. “Acho que ele [Nuno Moreira] funciona bem a sair do flanco para o centro do campo. Por isso é que ele jogava assim em Portugal, ele tem mais capacidade de troca de passe curto. Não é aquele ponta de pura velocidade, de só buscar a jogada de um contra um de linha de fundo ou corrida na direção da área. Ele é um jogador que consegue trabalhar mais na zona de articulação. Por isso que o Coutinho ganha um jogador que tenha mais esse entendimento.”
“Não que o Vasco não tenha esse jogador no plantel, seria o Payet, mas o Payet não consegue estar bem fisicamente. O Nuno, não. O Nuno consegue movimentar-se bastante, está em vários setores do campo, ajuda na marcação. E ao mesmo tempo acrescenta nessa troca de passes mais perto da área para achar o Coutinho ou até outro atacante, como foi o caso do Rayan”, concluiu, referindo a assistência de Nuno para o golo de Rayan frente ao Nova Iguaçu.
O comentador Lédio Carmona também comentou a nova dupla que o treinador Fábio Carille encontrou: “O português é médio, o Carille diz isso, que ele não é ponta, acho que ele vai ajudar o Coutinho a dividir a responsabilidade. Até deixar o Coutinho mais largado, à vontade. Mas acho que eles podem ser complementares, um ajudar o outro na criação.”
Com a eliminação no campeonato estadual, o Vasco vai ter um período de três semanas sem jogos. Espera-se que a estreia de Nuno Moreira no Brasileirão aconteça diante do Santos, em São Januário, no dia 30 de março. Desde 2005, o Vasco não contava com um português a atuar pelo clube. José Dominguez, que passou por Benfica e Sporting, tinha sido o último, mas apenas disputou 11 partidas pelo cruzmaltino.