Do estrelato à fraude: a história da promessa que abalou o futebol chinês
Zhang Xiuwei vinha a atrair atenções pelas exibições ao serviço do Tianjin Quanjian.
Corpo do artigo
Apontado como uma das maiores pérolas chinesas, Zhang Xiuwei está a ser o protagonista de uma das histórias mais insólitas dos últimos anos no futebol daquele país. O médio, que chegou a passar pelos escalões de formação do Lyon, esteve em destaque na equipa do Tianjin Quanjian que garantiu a subida ao principal escalão no final da última temporada, e começou a dar nas vistas no campeonato chinês já esta época ao serviço da formação comandada por Fabio Cannavaro.
No entanto, tudo mudou quando Zhang Xiuwei sofreu um acidente de viação, ao conduzir sob influência de álcool. Ora, o acidente acabou por desencadear uma investigação que descobriu que Xiuwei não nascera em janeiro de 1996, mas sim em janeiro de 1994.
Punido com três meses de liberdade condicional em virtude do acidente, Zhang Xiuwei acabou também por ver a Federação Chinesa de Futebol aplicar um castigo que afasta o jogador do Tianjin Quanjian dos relvados até ao regresso do campeonato chinês, que só ocorrerá após o término do Mundial'2018.