Autor do sexto golo do Bayern sobre o Mainz, este domingo, nasceu num campo de refugiados no Gana
Corpo do artigo
A meio de uma guerra civil na Libéria, em 1999, Victoria e Debeah Davies fugiram do país onde tinham nascido. "Tínhamos que passar por cima de corpos humanos para ir procurar comida. Era duro e muito perigoso. Só armado se conseguia sobreviver e nós não queríamos andar armados", explica Victoria.
O casal saiu da Libéria de autocarro, atravessou a Costa do Marfim e só desceu em Buduburam, um campo de refugiados no Gana, onde, no dia 2 de novembro de 2000, nasceu Alphonso.
Cinco anos depois, os responsáveis do campo decidiram enviar esta família liberiana para o Canadá. "Em Buduburam eles tinham um programa de realojamento e um dia disseram: 'Vocês têm que preencher um formulário para irem para o Canadá'", conta o pai, Debeah.
Já depois de cruzarem o Atlântico, Victoria e Debeah inscreveram Alphonso no Free Footie, projeto futebolístico orientado para famílias desfavorecidas.
O talento de Davies não demorou a dar nas vistas. A ascensão foi a pulso. Aos 14 anos foi jogar para os Vancouver Whitecaps e aos 15 anos, por este emblema, dava os primeiros passos na MLS, a principal liga dos Estados Unidos. Aos 16 estreava-se na principal seleção do Canadá, pela qual já alinhou nove vezes, com três golos marcados.
Em janeiro deste ano, depois de uma transferência selada por dez milhões de euros, oficializou o contrato com o Bayern Munique e, este domingo, ao quinto jogo oficial pelos bávaros, apontou o primeiro golo na Europa.
Numa entrevista recente, contou: "Foi uma vida difícil, mas quando eu tinha cinco anos de idade um país chamado Canadá deu-nos as boas vindas. E os rapazes da equipa de futebol fizeram-me sentir em casa. Agora sou um orgulhoso cidadão canadiano e o meu sonho é jogar um dia no Campeonato do Mundo, quem sabe se na minha cidade de Edmonton."
Este domingo, entrou aos 59' da receção do Bayern Munique ao Mainz, para a liga alemã. O resultado estava então em 5-0. Aos 70', Lewandowski fintou dois defesas e atirou à baliza. O guarda-redes Florian Muller largou a bola para a frente e Alphonso Davies aceitou o convite. Disse que sim à bola e à vida.