Portugal defronta a Islândia dia 14 de junho, em St. Etienne, a Áustria a 18, no Parque dos Príncipes, em Paris, e dia 22 a Hungria, em Lens.
Corpo do artigo
Jogo de abertura do Europeu: França-Roménia
Grupo A
França
Roménia
Albânia
Suíça
Jogo 1: França - Roménia
Jogo 2: Albânia - Suíça
Grupo B
Inglaterra
Rússia
País de Gales
Eslováquia
Jogo 1- Inglaterra - Rússia
Jogo 2- País de Gales - Eslováquia
Grupo C
Alemanha
Ucrânia
Polónia
Irlanda do Norte
Jogo 1: Alemanha - Ucrânia
Jogo 2: Irlanda do Norte - Polónia
Grupo D
Espanha
República Checa
Turquia
Croácia
Jogo 1: Espanha - República Checa
Jogo 2: Turquia - Croácia
Grupo E
Bélgica
Itália
República da Irlanda
Suécia
Jogo 1: Bélgica - Itália
Jogo 2: Rep. Irlanda - Suécia
Grupo F
Portugal (estreia a 14 de junho, frente à Islândia)
Islândia (posição 2)
Hungria
Áustria
Jogo 1: Portugal - Islândia
Jogo 2: Hungria - Áustria
--
Fernando Santos, treinador de Portugal: "Portugal é um adversário forte que as restantes equipas vão respeitar. Claro que vamos respeitar todos os nossos adversários - é algo elementar do jogo. Temos de acreditar nas nossas qualidades, mas devemos sempre respeitar os nossos adversários"
Potes:
Pote 1 :França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica
Pote 2: Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia
Pote 3: República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria
Pote 4: Turquia; República da Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte
Procedimento do sorteio
As 23 equipas qualificadas são divididas em quatro potes, com base nos coeficientes nacionais da UEFA, sendo que Espanha, a campeã em título, tem garantido o lugar no Pote 1. A França não está incluída nos potes, uma vez que está automaticamente definida como equipa A1, pelo que o Pote 1 tem cinco seleções.
As equipas serão sorteadas em seis grupos de quatro formações cada (Grupos A a F) e o sorteio começa com o Pote 1. Uma bola é retirada e a equipa é colocada no Grupo B, posição B1; uma segunda bola é sorteada e a equipa é colocada no Grupo C, posição C1; e assim por diante até ao Grupo F.
O sorteio continua com o Pote 4. Uma bola é retirada e a equipa colocada no Grupo A. A posição sesta seleção no Grupo A é também determinada por sorteio. Uma segunda bola é retirada do Pote 4 e atribuída ao Grupo B; mais uma vez a posição dentro do Grupo B é sorteada. O procedimento é repetido para todas as equipas no Pote 4.
O sorteio prossegue com o Pote 3 e conclui-se com o Pote 2. Cada vez que uma equipa é sorteada a posição no respetivo grupo é determinada por sorteio. As primeiras duas formações e as quatro melhores terceiras posicionadas avançam para a fase a eliminar.