Diogo Jota foi a estrela maior, Paciência um herói e Portugal brilhou Europa fora
Nas grandes ligas, Diogo Jota destacou-se com um golo e uma assistência no triunfo do Wolverhampton, mas houve mais golos e passes decisivos por essa Europa fora.
Corpo do artigo
INGLATERRA
Diogo Jota
WOLVES 2
Cardiff 0
Formou com Jiménez uma dupla de ataque perigosa e que decidiu a partida em dois minutos. Aos 16', assistido pelo mexicano, Diogo Jota inaugurou o marcador e chegou aos seis golos na Premier League. Aos 18', retribuiu a assistência fazendo o passe para Jiménez fechar o marcador.
Rúben Vinagre
WOLVES 2
Cardiff 0
No sexto jogo a titular na liga inglesa, o jovem lateral esquerdo revelou segurança difensiva e esteve muito perto de marcar aos 90'+1', mas viu o remate desviado para canto pelo guardião contrário.
Dalot
MAN. UNITED 3
Southampton 2
Entrou aos 52' e segundos depois assistiu Andreas Pereira para o golo do empate a um golo. Já com a equipa a vencer por 2-1, Dalot esteve perto de faturar aos 66'. Alinhou a extremo e mostrou qualidade.
Bernardo Silva
Bournemouth 0
MAN. CITY 1
De regresso à titularidade, depois de quarta-feira ter entrado para ganhar o penánti do triunfo sobre o West Ham, Bernardo Silva voltou a participar na jogada do único golo, tocando a bola para David Silva que assistiu Mahrez. Aos 19' podia ter faturado, mas, em boa posição, atirou a rasar o poste.
André Gomes
EVERTON 0
Liverpool 0
Entrou aos 76' e ajudou o Everton a afastar a pressão do Liverpool, contribuíndo para o melhor período da equipa de Marco Silva. Criou um lance de perigo não concretizado por Tosun.
Ricardo Pereira
Watford 2
LEICESTER 1
Alinhou com ala direito e procurou os cruzamentos para levar perigo à baliza adversária, mas sem sucesso. Teve um remate, aos 55', que Ben Foster defendeu com segurança.
ITÁLIA
Bruno Alves
Empoli 3
PARMA 3
O central do Parma esteve em destaque no ataque e foi infeliz na defesa. Passamos a explicar: efetuou com o pé esquerdo o cruzamento que permitiu a Rigoni colocar os parmesão a vencer por 2-1 e apontou ele mesmo o 3-2 a favor da sua equipa aos 82'. Contudo, já no período de compensações desviou para a própria baliza o remate de Silvestre que ditou o empate.
Cancelo
Nápoles 1
JUVENTUS 2
Conhecido pela vocação ofensiva, raras vezes subiu com acutilância e acabou por sair logo depois do Nápoles reduzir, aos 61', com queixas. Vira pouco antes um amarelo.
Cristiano Ronaldo
Nápoles 1
JUVENTUS 2
Num jogo apagado e onde não encontrou espaços para rematar, Cristiano Ronaldo fica, ainda assim, ligado ao triunfo. Aos 25' interceptou um mau atraso de um defesa napolitano e foi derrubado à entrada da área pelo guarda-redes Meret que viu o vermelho. Do livre resultante, Pjanic abriu o ativo.
ALEMANHA
Gonçalo Paciência
E. FRANKFURT 3
Hoffenheim 2
Após jogar um e quatro minutos nas duas últimas jornadas, ao terceiro jogo na Bundesliga com a camisola do Eintracht Frankfurt, Gonçalo Paciência entrou a dez minutos do fim para garantir o triunfo da sua equipa que perdia 2-1. Já nas compensações, fez de cabeça o primeiro golo pelos alemães.
FRANÇA
Anthony Lopes
LYON 5
Toulouse 1
Jogo tranquilo para o guarda-redes do Lyon, sem culpas no golo sofrido e com apenas uma defesa efetuada.
Gelson
Angers 2
MÓNACO 2
Menos influente que noutras partidas, o extremo fez alguns cruzamentos perigosos e já perto do fim teve um remate por cima da barra.
Adrien
Angers 2
MÓNACO 2
Forma dupla no meio-campo com Fàbregas e procurou empurrar a equipa para a frente.
Rony Lopes
Angers 2
MÓNACO 2
Tal como Gelson, mas no flanco esquerdo, tentou servir Falcao e criar desequilíbrios, mas esteve desinspirado.
Edgar Ié
Guingamp 0
NANTES 0
Central direito numa defesa a três, ajudou a manter a baliza do Nantes a zeros.
José Fonte
LILE 1
Dijon 0
Exibição segura no centro da defesa dos dogues que não sofreram golos.
Rafael Leão
LILE 1
Dijon 0
Um remate perigoso aos 6' e uma exibição mais apagada que ditou a saída aos 63'.
ESPANHA
William
BÉTIS 1
Getafe 2
Numa derrota caseira do Bétis, William foi a par de Joaquín o melhor da equipa de Sevilha, procurando sempre empurrá-la para o ataque. Aos 75' levou a bola até à área contrária e depois assistiu Joaquín para o golo de honra dos béticos.
André Silva
Huesca 2
SEVILHA 1
Sentiu dificuldades em libertar-se da marcação dos adversários e encontrar situações de finalização. Apareceu nas compensações e esteve perto do empate duas vezes. Primeiro rematou para Roberto defender para canto e depois cabeceou a rasar o poste.
POLÓNIA
Iuri Medeiros
LÉGIA 2
Legnica 0
Estreia a marcar do avançado no campeonato polaco ao quarto jogo pelo Légia. Aos 62' assinou o segundo golo da equipa orientada por Sá Pinto.
GRÉCIA
Podende
Smyrnis 0
OLYMPIACOS 2
O avançado ajudou a equipa de Pedro Martins a confirmar o triunfo assistindo para o segundo golo, apontado por Hassan.
Vieirinha
Panathinaikos 0
PAOK 2
O agora lateral-esquerdo fez o passe para Léo Jaba abrir o marcador.
TURQUIA
Beto
GOZTEPE 1
Konyaspor 1
Aos 90'+4' parou uma grande penalidade garantindo um ponto para a sua equipa.
André Castro
GOZTEPE 1
Konyaspor 1
O médio assistiu Oztekin para o golo do empate.
BULGÁRIA
Rúben Brígido
Lokomotiv Plovdiv 4
BEROE 1
Inaugurou o marcador para a sua equipa na primeira parte, mas depois o Beroe foi incapaz de segurar a vantagem.