Guarda-redes ainda esteve no relvado, mas fez apenas tratamento do primeiro treino da Seleção Nacional com vista ao particular com a Eslovénia
Corpo do artigo
Diogo Costa, que falhou o Portugal-Suécia em face de um traumatismo sofrido a 20 de março, voltou a não subir ao relvado para treinar com os restantes 23 jogadores da Seleção Nacional, que este sábado treinou pela primeira vez na Cidade do Futebol, em Oeiras, com vista ao particular com a Eslovénia, esta terça-feira.
Recorde-se que o guarda-redes do FC Porto sofreu um traumatismo no último treino antes do jogo com a Suécia, mas continuou integrado nos trabalhos da Seleção Nacional, comandada por Roberto Martínez.
Após um dia de folga, nos 15 minutos de treino aberto aos jornalistas, os três guarda-redes ficaram junto de uma das balizas na Cidade do Futebol, em Oeiras, enquanto os restantes futebolistas correram à volta do relvado e efetuaram mais tarde os habituais exercícios com e sem bola, tendo sido divididos em três grupos de trabalho diferentes.
Dispensados da partida perante a congénere sueca, Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo integraram «pela primeira vez o treino da Seleção Nacional, sob as ordens de Roberto Martínez.
Em sentido inverso, foram autorizados a abandonar o estágio e são baixas certas para a partida de terça-feira Nélson Semedo, Rúben Dias, Toti Gomes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos, que alinharam com a Suécia.
Roberto Martínez chamou um total de 32 jogadores para os jogos de março, mas explicou logo que iria dividir o plantel em três grupos, com um grupo disponível em todo estágio, outro apenas para o jogo com a Suécia e um terceiro para o jogo com os eslovenos.
Portugal terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa deste ano, todos em solo luso, com Finlândia, no Estádio José Alvalade, Croácia, no Estádio Nacional, e República da Irlanda, em Aveiro, em 04, 08 e 11 de junho, respetivamente.
Portugal está integrado no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia ou Grécia).
A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.
O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.