Extremo anunciado pelo clube croata. FC Porto vai avançar contra os agentes
Corpo do artigo
A FIFA deu autorização ao Dínamo Zagreb para inscrever Cardoso Varela e o jovem internacional português foi apresesentado este domingo. "Cardoso Varela é novo jogador do Dínamo! O talentoso jovem passou oficialmente a fazer parte da nossa equipa e continua a treinar na nossa academia! Bem-vindo ao Dínamo, Cardoso! Desejamos muito sucesso e felicidades", pode ler-se.
Conforme O JOGO deu conta na edição impressa deste domingo, o FC Porto já tinha sido informado da decisão e, de certa forma, já a esperava, tendo em conta que o atleta se encontra a residir na Croácia com o alegado pai.
Segundo o ponto 1 do Artigo 3.º do regulamento de transferências, um contrato de amador permite aos croatas escaparem ao pagamento de uma compensação financeira aos dragões. No entanto, o ponto 2 determina que, se um clube registar um jogador como profissional até 30 meses depois de o ter adquirido como amador, é obrigado a pagar uma indemnização àquele que o formou. Esta condição, refira-se ainda, tem consequências para o internacional jovem português, na medida em que o impede de receber “qualquer retribuição” financeira, salvo “despesas efetivamente incorridas no exercício da atividade.”
Seja como for, o FC Porto não vai desistir do caso e mantém a intenção de processar Andy Bara e os outros agentes envolvidos no processo do desvio de Cardoso Varela.