
Bino Maçães
EPA
Declarações na flash interview ao Canal 11 após o jogo Portugal-Áustria (1-0), da final do campeonato do Mundo sub-17, realizada esta quinta-feira no Estádio International Khalifa, em Doha, no Catar
Corpo do artigo
Bino Maçães (selecionador de Portugal): "É fantástico [ser campeão da Europa e campeão do mundo em sub-17 no mesmo ano]. É um grande trabalho dos miúdos. Sabíamos que esta final ia ser muito difícil. Já havia um desgaste muito grande. Mas eles estiveram fantásticos naquilo que foi pedido. Parabéns! Dificilmente isto vai ser igualado. Por tudo o que já fizeram, que possam ter um futuro fantástico. Isso é que é importante para valorizar o que fizeram.
Estou muito feliz, embora eu seja mais controlado [nos festejos], mas essa é a minha natureza. Estou muito satisfeito pelas pessoas que gostam de mim, pelas pessoas que me apoiam, pela minha família, pelos meus amigos, que torcem por mim nos bons e maus momentos, e, acima de tudo, pelos portugueses, porque dignificámos mais uma vez Portugal. Conseguimos pôr esta geração no nível mais elevado que existe. Vamos festejar. Temos um apuramento a seguir, mas hoje há que desfrutar.
Em termos de organização, do que pretendíamos defensivamente, os jogadores estiveram acertados. Tivemos um ou outro erro, mas merecemos ganhar esta final inteiramente. É um grande prémio para todos.
Estava muito seguro da qualidade dos nossos jogadores. Quero dedicar esta vitória ao Gil [Neves], porque esteve connosco no campeonato da Europa e foi a única alteração que fizemos. Ele também tem tido um trajeto fantástico no Benfica. Continua a ser um dos nossos. Lembro também o Chico [Francisco Fernandes] e o Diego Coxi, que tiveram de sair da convocatória final. Esperemos que, no final, possam estar presentes, a saborear estas vitórias."

