José Mourinho venceu o Arsenal no campo e ainda arrasou, na conferência de imprensa, ao defender Diego Costa das críticas de Wenger e ao criticar o árbitro por não ter assinalado duas grandes penalidades que lhe pareceram claríssimas.
Corpo do artigo
O Chelsea-Arsenal prolongou-se para lá dos 90 minutos em que os blues venceram, por 2-0, com golos de Kurt Zouma e Hazard que foram ultrapassados no rescaldo da partida pela polémica a propósito de Diego Costa que, em dois minutos, fez expulsar Gabriel Paulista, por conduta antidesportiva. José Mourinho defendeu o internacional espanhol, elegeu-o mesmo o melhor em campo. "Jogou como tinha de jogar", explicou, numa conferência de imprensa recheada de críticas ao árbitro e à "choraminguice" de Arsène Wenger: "Antes do jogo, creio que disse que eu tenho de viver com as minhas derrotas. Hoje, ele tem de viver com a dele".
[destaque:4787348]
Diego Costa não marcou, mas, a discussão que alimentou com os adversários, em particular com Gabriel Paulista, no final da primeira parte, foi o que ficou para discutir, depois de mais uma vitória sobre o Arsenal de Wenger, o treinador francês que criticou duramente o comportamento do avançado, para quem pediu castigo. "A minha opinião é esta: joguei com o Arsenal 12, 15, 18 vezes, não sei, e só por uma vez ele não se queixou. Nesse dia, perdemos o jogo, perdemos a Taça, não foi bom para nós. Tivemos um comportamento fantástico. Não houve desculpas, não houve berros, nada de choraminguice. Houve apenas José Mourinho, os meus jogadores e o Chelsea, recordou Mourinho, para quem o adversário falhou na chave do jogo.
"Joguei o meu primeiro dérbi a 20 e tal de setembro de 2000, Benfica-Sporting. Antes do jogo, disse aos meus jogadores: para vencer dérbis é preciso controlo emocional. Sem controlo emocional, esqueçam, não se vence. Joguei dérbis em Portugal, em Espanha, em Itália, em Inglaterra, e é algo que repito em cada um: não vences sem controlo emocional. Isto é uma coisa básica do jogo", insistiu.
Questionado acerca de Diego Costa, Mourinho contra-atacou: "Deviam falar sobre Gabriel Paulista. É um bom jogador. Deviam falar dele e do erro que cometeu. Se querem falar comigo sobre o Diego Costa, é apenas para dizer que ele jogou como tem de jogar. E por isso é que vocês têm estádios cheios e vendem os direitos televisivos para o mundo inteiro por muitos milhões, porque o jogo tem de ser jogado assim. E é por isso que, amanhã - não pude ir ontem, vou amanhã -, vou ver o que considero comparável, em termos de dedicação e paixão, o jogo da Nova Zelândia contra a Argentina [no Mundial de râguebi). Vou porque adoro. Fantástico, o Diego."
Quando um jornalista fez mais uma questão acerca de Diego Costa, Mourinho entrou num diálogo irónico. "Aposto que jogavas badminton, quando eras miúdo", atirou. O repórter corrigiu-o, contou que jogava râguebi, e Mourinho insistiu: "Não, não jogaste râguebi. Acredita em mim. Jogaste badminton. É uma excelente modalidade, o badminton."
Mais uma pergunta sobre o internacional espanhol e de novo Mourinho a defendê-lo: "Foi o homem do jogo, para mim".
Não devia ter visto cartão vermelho, insiste-se? E Mourinho desfereo ataque que faltava: "Claro que não! O árbitro estava lá. O mesmo árbitro que tomou todas as decisões no jogo, o mesmo que não assinalou dois penáltis claros a nosso favor. Isso também conta para o jogo. O que Gabriel Paulista fez ao Hazard e é algo que é permitido no râguebi, mas não em futebol. E na área, é penálti. E, na segunda parte, não sei qual o jogador (Hector Bellerin), mas, fez o mesmo a Diego Costa. No râguebi, é espectacular, no futebol é penálti."