Diáspora: Gonçalo Paciência, Podence, Sérgio Oliveira e mais brilho português mundo fora
Gonçalo Paciência brilhou na Alemanha, mas foi na Grécia que se destacaram mais portugueses, nomeadamente Podence (bisou) e Sérgio Oliveira (um golo). Mas não faltaram golos e assistências por esse mundo fora.
Corpo do artigo
INGLATERRA
Rui Patrício
Chelsea 1
WOLVERHAMPTON 1
Cinco defesas na partida, três de grande qualidade o empate a Willian, Pedro e Higuaín. Batido apenas em cima do final do jogo num grande remate de Hazard.
Rúben Neves
Chelsea 1
WOLVERHAMPTON 1
Lutou muito em termos defensivos e iniciou a jogada do contra-ataque que resultou no golo dos Wolves.
João Moutinho
Chelsea 1
WOLVERHAMPTON 1
Muito trabalho defensivo, mas sem expressão no ataque
Diogo Jota
Chelsea 1
WOLVERHAMPTON 1
Praticamente na única jogada de ataque do Wolves com cabeça, tronco e membros, brilhou ao combinar de forma perfeita com Jiménez, o qual assistiu para o golo que deu vantagem à equipa de Nuno.
André Gomes
Newcastle 3
EVERTON 2
Acompanhou o nível da equipa na melhor fase, em que esta chegou ao 2-0, mas caiu como os colegas na segunda parte, quando aconteceu a reviravolta.
Dalot
Arsenal 2
MAN. UNITED 0
Aposta para o meio-campo, saiu aos 71' após o segundo golo do Arsenal. Fez uma boa partida por um United que dominou e teve as melhores ocasiões, mas sem aproveitamento.
João Carvalho
NOTTINGHAM 3
Hull City 0
Com o nulo a imperar, o médio-ofensivo aproveitou um mau corte da defesa rival para, de fora da área, rematar de primeira e abrir o marcador. Foi o quarto golo do antigo jogador do Benfica esta época no Championship inglês, onde a equipa está perto do sexto lugar, o último que dá acesso ao play-off da subida à Premier League.
ESPANHA
GONÇALO GUEDES
Girona 2
VALÊNCIA 3
Aos 14' celebrou o primeiro golo da temporada, abrindo o marcador com uma boa finalização na área, após desmarcar-se para receber o passe de Rodrigo. Exibição positiva, mostrando que está a recuperar a melhor forma após recuperar de uma lesão.
Nélson Semedo
BARCELONA 3
Rayo Vallecano 1
Boa exibição e com importância capital no resultado. O lateral-direito foi sempre um jogador que procurou o ataque e sofreu a falta para penálti que permitiu a Messi completar a reviravolta no marcador.
Bebé
Barcelona 3
RAYO VALLECANO 1
Esforçado, tentou criar desequilíbrios em lances de contra-ataque.
Antunes
GETAFE 2
Huesca 1
Indiscutível na equipa sensação de La Liga - o Getafe é quarto classificado -, Antunes sai com nota positiva num triunfo difícil ante o último classificado. Além de vários cruzamentos, o lateral-esquerdo destacou-se com um tiro de fora da área, aos 59', que levou a bola a acertar com estrondo no poste.
Carriço
SEVILHA 5
Real Sociedad 2
Voltou ao centro da defesa do Sevilha e esteve em bom plano num triunfo tranquilo, apesar dos dois golos sofridos pela equipa andaluza.
André Silva
SEVILHA 5
Real Sociedad 2
Entrou aos 71' quando a equipa já tinha feito cinco golos e pouco conseguiu acrescentar ao ataque.
William
Celta 0
BÉTIS 1
Deu solidez ao meio-campo do Bétis.
ITÁLIA
Bruno Alves
PARMA 1
Génova 0
Comandou a defesa do Parma em mais uma vitória da equipa com a autoridade de um "professor", na apreciação da "Gazzetta dello Sport". Intransponível, continua a realizar uma temporada de altíssimo nível.
Pedro Pereira
Parma 1
GÉNOVA 0
Nota positiva pela forma como nunca deu espaços a Gervinho para criar desequilíbrios.
Cédric
INTER DE MILÃO 2
Spal 0
De regresso ao onze, respondeu à confiança de Spalletti com uma boa exibição, tanto a defender como a atacar, onde se mostrou com alguns cruzamentos perigosos. Ficou ainda intimamente ligado ao segundo golo, rematando uma bola aliviada pela defesa que, depois, Gagliardini interceptou antes de disparar para as redes.
João Mário
INTER DE MILÃO 2
Spal 0
Jogou nas costas do ponta de lança e foi importante na circulação de bola.
FRANÇA
Adrien
MÓNACO 1
Bordéus 1
O médio foi um dos melhores na equipa monegasca, muito concentrado nas tarefas defensivas e procurando sempre empurrar a equipa para o ataque. No assalto final à baliza dos girondinos, arrancou um excelente remate em arco aos 75', mas Costil fez uma excelente defesa.
Gelson
MÓNACO 1
Bordéus 1
Ao contrário de outros jogos, esteve algo desligado e complicativo, com várias perdas de bola. Aos 81' conseguiu desmarcar-se para receber um passe na área e rematou com perigo, mas Costil impediu o golo.
Rony Lopes
MÓNACO 1
Bordéus 1
Outro jogador monegasco a quem a partida não correu bem, acumulando várias passes e centros mal medidos. De positivo, antes de sair aos 70', um remate perigoso aos 56' que obrigou Costil a brilhar.
Anthony Lopes
Estrasburgo 2
LYON 2
Numa partida em que realizou cinco defesas, embora nenhuma de grande dificuldade, acabou por sofrer dois golos já depois da sua equipa ter chegado ao 2-0. Sem culpas que lhe possam ser atribuídas.
José Fonte
St. Étienne 0
LILLE 1
Revelou serenidade e fez uso da experiência para ajudar o Lille a manter a baliza inviolada.
Xeka
St. Étienne 0
LILLE 1
Exibição algo cinzenta do médio, menos influente que em outras ocasiões.
Rafael Leão
St. Étienne 0
LILLE 1
Lutador, procurou os espaços e as desmarcações tanto para finalizar como para assistir os colegas. Teve duas chances de marcar que não finalizou com a melhor pontaria e deu um passe a Pépé que ia dando golo. Saiu aos 69'.
Rebocho
Toulouse 1
GUINGAMP 0
Titular indicutível no último classificado da Ligue 1, onde tem sido um dos melhores ao longo da época, desta vez não se destacou dos demais, numa fraca exibição da equipa.
ALEMANHA
Gonçalo Paciência
Dusseldorf 0
E. FRANKFURT 3
Recuperado de uma grave lesão sofrida em setembro, o avançado luso foi pela primeira vez titular no E. Frankfurt e aproveitou a oportunidade da melhor forma possível. Em Dusselforf, o avançado luso abriu o marcador de cabeça na primeira parte e na segunda assistiu Haller para o 2-0. A boa exibição não se resumiu a esses dois lances e foi eleito pelo site oficial da Bundesliga como o melhor em campo. Já entrara para garantir o triunfo na última jornada do campeonato e soma ainda outro golo, logo no início da época, para a Taça da Alemanha.
Renato Sanches
BAYERN 6
Wolfsburgo 0
Pouco utilizado nos últimos meses, o médio entrou aos 74' e não demorou a deixar a sua impressão no jogo. Aos 76', após grande jogada individual sobre a linha de fundo, cruzou atrasado para Ribéry assistir Muller no 4-0.
Raphael Guerreiro
DORTMUND 3
Estugarda 1
Utilizado como médio, o internacional português esteve perto de marcar na primeira parte, mas viu o guardião contrário negar-lhe aquele que seria o 1-0. Ainda com o nulo no marcador, teve mais um remate perigoso por cima. Saiu após o Estugarda empatar.
GRÉCIA
Podence
OLYMPIACOS 4
Aris 1
Foi o grande responsável pelo avolumar do resultado, com um bis. Aos 35' e 75' marcou com dois remates colocados, primeiro dentro da área e depois fora. Chegou aos oito golos na temporada, cinco deles no campeonato.
Vieirinha
PAOK 3
Atromitos 0
Aos 16' viu o guarda-redes voar para defender o seu penálti. Depois, a cena repetiu-se, desta feita após um remate de fora da área. Vingou-se com o cruzamento que permitiu o 1-0.
Sérgio Oliveira
PAOK 3
Atromitos 0
À primeira tentativa viu a bola passar por cima da trave na marcação de um livre direto. Mas depois apanhou todos de surpresa ao surgir dentro da área sozinho a cabecear para o golo inaugural. O médio cedido pelo FC Porto elevou para dois os golos marcados pelos atuais líderes da liga grega, com sete jogos realizados.
Pedro Amaral
PANETOLIKOS 5
Panionios 0
Cedido pelo Benfica, o lateral-esquerdo não deu por perdida da bola, não deixou que ela passasse a linha de fundo e cruzou para Willyan fixar o resultado (71'). Foi a sua primeira assistência na liga grega.
ESCÓCIA
Candeias
Hibernian 1
RANGERS 1
Aos 43' concluiu um contra-ataque da melhor forma: depois de ter um cruzamento bloqueado, ficou com a bola e, dentro da área, rematou em arco para o golo do Rangers. Foi o seu quinto golo na liga escocesa e o sexto da temporada.
ESTADOS UNIDOS
Nani
Chicago Fire 1
ORLANDO CITY 1
Assinalou da melhor forma a estreia a titular na Major League Soccer com a primeira assistência. Foi aos 47' que fez um balão por cima da defesa rival para deixar Dwyer em posição de finalização.
Pedro Santos
New England Revolution 0
COLUMBUS CREW 2
O antigo médio do Braga rompeu pela esquerda e cruzou direitinho para a cabeça de Zardes abrir o marcador (26'). Foi a primeira assistência do extremo na recém iniciada MLS e no seu 35.º jogo pela equipa do estado de Ohio.
ARÁBIA SAUDITA
Diogo Salomão
AL-HAZEM 2
Ohod 2
Ao quinto jogo no campeonato saudita, o extremo estreou-se a marcar. Foi aos 29' que abriu o marcador da sua equipa, que luta pela permanência. Também já soma uma assistência na prova.
POLÓNIA
João Amaral
Legnica 3
LECH POZNAN 2
O médio-ofensivo, que também pode jogar a extremo, amenizou o desaire da equipa nos descontos. Foi o nono golo do antigo jogador do V. Setúbal esta época, o sétimo no campeonato polaco onde é o segundo artilheiro da equipa.
Pedro Tiba
Legnica 3
LECH POZNAN 2
O antigo médio do Braga foi o autor do passe que permitiu a Gajos fazer o primeiro golo do Lech (56'). Soma duas assistências esta época, onde também já marcou quatro golos.
Flávio Paixão
LECHIA GDANSK 1
Plock 1
O avançado foi providencial para evitar o KO da equuipa. Aos 77', e a perder, marcou exemplarmente a grande penalidade que deu a igualdade, permitindo ao Lechia continuar na liderança do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o Légia, orientado por Sá Pinto. Soma 14 golos na prova, só sendo superado por Angulo (Gornik), que tem 15.
BÉLGICA
Aurélio Buta
ANTUÉRPIA 1
Charleroi 2
Aos 24' incorporou-se no ataque e assistiu Baby para o golo inaugural. Foi a sexta assistência do antigo jogador do Benfica no campeonato, onde a sua equipa caiu para o quarto posto.