
Mahrez
Équipe d'Algérie de football
Argélia confirmou o apuramento para os oitavos de final em dia histórico para Moçambique
Leia também Benfica recorre a vídeo e volta a dizer que venceu: "O golo da vitória em Braga"
Moçambique deu este domingo passos firmes para seguir em frente na Taça das Nações Africanas de futebol (CAN'2025), num dia em que a Argélia confirmou o apuramento para os oitavos de final.
No primeiro jogo do dia, em Agadir, os "mambas" conseguiram a primeira vitória, ao imporem-se ao Gabão, por 3-2, na segunda jornada do Grupo F, em Marrocos.
Os moçambicanos, que também se estrearam a marcar três golos numa só partida da competição - na qual participam pela sexta vez -, construíram a vantagem com tentos de Faisal Bangai, aos 37 minutos, de Geny Catamo (Sporting), de penálti, aos 42, e de Diogo Calila (Santa Clara), aos 52, enquanto Aubameyang (45+1) e Moussounda (76) marcaram para os gabonenses.
Graças a este triunfo, a seleção lusófona, que tinha perdido por 1-0 frente à Costa do Marfim na jornada inaugural, somou os primeiros três pontos, que lhe valem o terceiro lugar do grupo e relançam as ambições de apuramento para a fase a eliminar.
Em Marraquexe, defrontavam-se as seleções mais fortes do grupo, candidatas à vitória final, com oito títulos repartidos na competição, num duelo de "fogo amigo" na primeira parte que ganhou emoção na segunda.
Ghislam Konan (Gil Vicente), novamente titular pela Costa do Marfim, assistiu Amad Diallo para o 1-0, aos 51 minutos, enquanto o ex-portista Danny Namaso também repetiu a presença no onze dos Camarões.
Mas os festejos dos "elefantes", que defendem em Marrocos o troféu conquistado em 2023, duraram apenas cinco minutos. O empate dos "leões indomáveis" surgiu num ressalto que enganou o guarda-redes Yahala Fofana e que a organização da prova contabilizou como autogolo de Konan.
O resultado (1-1) não voltou a sofrer alterações, apesar das oportunidades criadas por ambas as equipas, que agora somam quatro pontos cada, com o apuramento bem encaminhado.
No Grupo E, um autogolo de Saúl Coco, da Guiné Equatorial, aos 74 minutos, ofereceu hoje um importante triunfo ao Sudão, em jogo disputado em Casablanca.
O resultado deixa os "falcões" igualados com o Burkina Faso, ambos com três pontos, e bem posicionados para avançar para os oitavos de final, num grupo em que a Argélia já garantiu o primeiro lugar e a passagem.
No Estádio Príncipe Moulay El Hassan, em Rabat, as "raposas do deserto" bateram o Burkina Faso por 1-0, no jogo de candidatos, e venceram o grupo, a uma jornada do fim da fase de grupos.
Riyad Mahrez marcou o único golo, de grande penalidade, aos 23 minutos, garantindo a continuidade da Argélia na prova que conquistou em 1990 e 2019.

