O lateral direito do PSV, emprestado pelo Barcelona, viu dois cartões amarelos num espaço de 30 segundos, ambos por protestos, sendo expulso na segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações da CONCACAF.
Corpo do artigo
Os Estados Unidos asseguraram na madrugada desta terça-feira a passagem às meias-finais da Liga das Nações da CONCACAF, eliminando Trindade e Tobago (4-2 em agregado), um resultado que também garante a presença na Copa América de 2024.
A partida da segunda mão terminou com uma derrota dos EUA por 2-1, mas ficou marcada por outro motivo, já que Sergino Dest, lateral direito do PSV, emprestado pelo Barcelona, foi expulso aos 39 minutos após ter visto dois cartões amarelos num espaço de 30 segundos, ambos por protestos.
Tudo começou quando o defesa norte-americano tentou controlar uma bola junto à linha lateral, com o árbitro a apitar para um lançamento para os adversários. A decisão não caiu nada bem a Dest, que protestou sem parar, mesmo já depois de ter visto o primeiro cartão amarelo.
Nem as tentativas de vários colegas de equipa serviram para acalmar o jogador, que enviou um “beijo” ao árbitro depois de ser expulso, o que fez com que o capitão dos Estados Unidos, Tim Ream, lhe desse um pequeno sermão enquanto deixava as quatro linhas.
No final da partida, Ream condenou totalmente o comportamento de Dest, defendendo que atitudes destas não pertencem ao futebol.
“Falámos em privado. É uma completa falta de respeito pelos jogadores que estavam em campo e pelos que estavam no banco. É uma falta de respeito ao jogo em si e aos árbitros”, apontou, com o selecionador Gregg Berhalter a concordar: “É imperdoável, foi surreal. É preocupante porque isto não é o que representamos, não é o que somos enquanto grupo”.
Horas depois, o lateral recorreu às redes sociais para pedir perdão. “Quero desculpar-me aos meus colegas de equipa, staff, adeptos e a todo o país pelo meu comportamento. Foi inaceitável, egoísta e infantil. Dececionei a minha equipa! É algo com que tenho de aprender e não voltará a acontecer!”, prometeu.
Para além dos Estados Unidos, também o Panamá já garantiu um lugar nas meias-finais da Liga das Nações da CONCACAF, que Dest irá falhar por castigo. Os restantes semifinalistas sairão das eliminatórias entre Jamaica e Canadá (1-2 na primeira mão) e Honduras e México (2-0 no primeiro jogo).
Veja o que levou à expulsão de Dest: