Deschamps e o recado a Mbappé: "Preferem fazer um grande jogo e não marcar?"
Mbappé marcou os três golos da vitória do PSG na visita ao Reims, mas não escapou a um recado do seu treinador, Luis Enrique, que disse esperar "mais" do avançado francês
Corpo do artigo
Didier Deschamps, selecionador de França, aproveitou o anúncio da sua convocatória para o fecho da fase de qualificação para o Euro’2024 para comentar o recado que Luis Enrique deu a Kylian Mbappé após a vitória do PSG frente ao Reims (3-0), no domingo.
Apesar de ter sido a grande figura do encontro, marcando um “hat trick” suficiente para assegurar os três pontos, o avançado francês não escapou a uma crítica do seu treinador.
“Não estou contente com Mbappé. Não tenho nada a dizer sobre os golos, mas ele pode ajudar a equipa de outra maneira. Kylian é um dos melhores jogadores do mundo, mas queremos que faça mais”, frisou Luis Enrique, na zona de entrevistas rápidas.
Questionado em conferência de imprensa sobre se concorda com essa palavras, Deschamps evitou contrariar o técnico espanhol, mas salientou que a calendário dos clubes não facilita a que os jogadores tenham sempre jogos perfeitos.
“Não vou entrar em dados que não tenho, isso é com o Kylian e o seu treinador. Não estou aqui para provocar ninguém, é preciso perguntarem às pessoas em questão. Em termos de gestão e comunicação, não digo que o que Luis Enrique fez não é bom, mas eu e outros podemos fazer diferente. Não é só com o Kylian, isto acontece com todos os avançados. Será que preferem fazer um grande jogo e não marcar? Não tenho a certeza disso. O ideal é fazer as duas coisas [marcar e ter um jogo completo], mas com três ou quatro jogos por semana não é fácil”, comentou,
Quanto à sua convocatória, Deschamps nunca chamou tantos jogadores que alinham na Ligue 1, um dado a que também reagiu, defendendo a qualidade do campeonato francês.
“A Ligue 1 é sempre difícil por causa desta predominância atlética que continua a estar presente [no futebol atual]. Noutros campeonatos, nem sempre é agradável ver um jogo do início ao fim. Nunca chamei tantos jogadores da Ligue 1, o que significa que estou errado (risos). Mas a Ligue 1 é competitiva, não é pior do que o que vejo noutras Ligas”, assumiu.
A França, que já garantiu um lugar no Europeu’2024, vai fechar a qualificação do torneio com uma receção a Gibraltar e uma visita à Grécia, em jogos marcados para os dias 18 e 21 deste mês, respetivamente.
Confira a convocatória de Deschamps:
Guarda-redes:
Alphonse Areola (West Ham)
Mike Maignan (Milan)
Brice Samba (Lens)
Defesas
Jonathan Clauss (Marselha)
Lucas Hernández (PSG)
Théo Hernández (Milan)
Axel Disasi (Chelsea)
Jules Koundé (Barcelona)
Jean-Clair Todibo (Nice)
William Saliba (Arsenal)
Dayot Upamecano (Bayern)
Médios
Eduardo Camavinga (Real Madrid)
Youssouf Fofana (Mónaco)
Boubacar Kamara (Aston Villa)
Adrien Rabiot (Juventus)
Warren Zaïre-Emery (PSG)
Avançados
Kingsley Coman (Bayern)
Ousmane Dembélé (PSG)
Antoine Griezmann (Atlético de Madrid)
Olivier Giroud (Milan)
Randal Kolo Muani (PSG)
Kylian Mbappé (PSG)
Marcus Thuram (Inter)