"Derrota dura para Inglaterra, mas é uma vitória para o futebol de ataque"
Gareth Southgate muito criticado após a derrota na final do Euro'2024 e até há quem fale em fim da linha
Corpo do artigo
Derrotada pela segunda vez seguida numa final de um Europeu, desta vez com Espanha (1-2), a seleção de Inglaterra volta a viver um momento de grande desilusão, que também resulta em críticas para o selecionador Gareth Southgate.
Depois de um Euro’2024 em que o estilo de jogo praticado pelos ingleses, pouco ofensivo, não agradou a vários comentadores, Gary Lineker proferiu uma frase, após a final, que tem feito eco na imprensa daquele país: “É uma derrota dura para Inglaterra, mas de certa forma é uma vitória para o futebol de ataque”.
Uma crítica que conta com o apoio de outro internacional inglês, Rio Ferdinand, que não hesitou em apontar Southgate como o grande responsável pelo desaire contra os espanhóis.
“Se vais jogar de forma conservadora com a quantidade de talento que temos nesta equipa... tens de ganhar. Se perdem, a responsabilidade cai sobre o chefe. Eles jogam demasiado bem nos seus clubes para chegarem aqui e parecerem uma sombra deles mesmos. Estivemos atados e isto é dececionante pela qualidade dos jogadores que temos nesta equipa. Porque é que tivemos de esperar tanto tempo para atacar quando temos estes jogadores?”, criticou.
Na base do mesmo discurso, Alan Shearar chegou mesmo ao ponto de considerar que este é o fim da linha para o treinador inglês no comando da seleção, ao fim de oito anos: “Suspeito que será o último jogo de Southgate como selecionador”.