A vitória por 2-0 de Portugal sobre a Holanda coloca a seleção nacional na final do Europeu de sub-17 pela sétima vez
Corpo do artigo
Portugal qualificou-se pela sétima vez para a final do Europeu de sub-17, graças à eficácia do ponta-de-lança José Gomes, que inaugurou o marcador aos 25 minutos e reforçou a liderança dos melhores marcadores, com sete golos, e do defesa Diogo Dalot, autor do segundo golo, aos 56.
A seleção portuguesa, que vai defrontar no sábado o vencedor da outra meia-final, entre a Alemanha e a Espanha, também marcada para hoje (17 horas), terminou o quinto jogo consecutivo na competição sem sofrer golos, tendo apontado 14, metade dos quais por intermédio de José Gomes.
Portugal não atingia o jogo decisivo desde 2003, ano em que conquistou o último dos seus cinco títulos (1989, 1995, 1996, 2000 e 2003), tendo saído derrotado na discussão do título europeu de sub-17 uma única vez, em 1988, na primeira presença na final, frente à Espanha, possível adversária de sábado.
José Gomes marcou o sétimo golo no Azerbaijão, em cinco jogos (12.º se for contabilizada a fase de qualificação), mais quatro do que o trio de perseguidores, composto pelo alemão Yari Otto, o inglês Reiss Nelson e o espanhol Abel Ruiz.
Jogo no Dalga Stadium, em Baku
Portugal-Holanda, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, José Gomes, 25 minutos.
2-0, Diogo Dalot, 56.
Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite, Rúben Vinagre, Florentino, Gedson Fernandes, Quina (Miguel Luís, 58), João Filipe (Thierry Correia, 74), Mesaque Dju (João Lameira, 80+2) e José Gomes.
(Suplentes: Luís Maximiano, Luís Silva, Miguel Luís, Thierry Correia, João Lameira, Rafael Leão e Mickael Almeida).
Treinador: Hélio Sousa.
Holanda: Van De Meulenhof, Bakboord, De Ligt, Wijndal, Malacia, Kadioglu (Reith, 53), Wehrmann, Fernandes, Chong, Nunnely (Kluivert, 53) e Malen.
(Suplentes: Vink, Struijk, Kluivert, Reith, Teze e Van De Looi).
Treinador: Kees Van Wonderen.
Árbitro: Peter Kralovic (Eslováquia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Wehrmann (41), Miguel Luís (62), Malacia (69), Fernandes (71) e Bakboord (78).