
O médio associou-se ao clima de protesto que tem havido no Brasil e explica porquê.
Deco não ficou indiferente ao clima de protestos que se vive no Brasil e decidiu, também ele, reagir numa longa reflexão partilhada através do Facebook. Um desabafo crítico em relação às condições de vida que os brasileiros enfrentam e à falsa imagem de riqueza que o país projeta fora de portas.
"Enfim um povo que se revolta", exclama Deco. "Não pelo aumento do ônibus [autocarro], mas sim por um país que está crescendo para poucos", critica. "Essa é a minha revolta, o meu protesto por ouvir o tempo todo que o Brasil está no bom caminho, como dizem meus amigos de Portugal, Espanha, Londres e muitos outros mais...Pergunto-me que caminho é esse onde a corrupção é o pão nosso de cada dia, onde vejo assassinos à solta o tempo todo?"
E o desabafo continua. "Antes ouvia dos meus pais: 'se alguém te assaltar entrega tudo e não reaja', mas vejo gente morrendo sem reagir! Onde tenho que pagar mais do que nas melhores escolas do mundo para os meus filhos terem uma educação digna, onde vejo os salários aumentarem menos do que o custo de vida! Sinceramente, não via luz ao fim do túnel, mas esses dias têm sido os mais felizes porque sei que não vou ouvir mais frases como "o brasileiro não tá nem aí...o governo faz o que quer...existe sempre o jeitinho brasileiro...é assim mesmo, não esquenta: esse é o Brasil!"
Deco diz que a vida no Brasil "está mais cara do que Londres, Barcelona, Lisboa, Nova Iorque e muitos mais, sem os mesmos benefícios". A organização do Mundial também não escapa a críticas. "Vi copas do mundo, eurocopas em outros países e nunca vi esse absurdo, superfaturamento na nossa cara como se fossemos todos ignorantes e bobos!"
Deco agradece a todos os que têm participado nas passeatas de protesto. "Enfim, a minha página nunca foi para falar sobre política, religião, educação, filosofia ou seja lá o que for que não fosse o meu trabalho como profissional de futebol, mas sou um cidadão brasileiro que foi feliz e repeitado em muitos lugares, onde um país que amo me adotou, por sinal com muita corrupção também (de repente essa herança não foi tão boa), mas onde fui feliz e respeitado, como Portugal!! Mas não posso ser imune ao que está acontecendo nesse momento, momento de revolta de um povo que muitos não o achavam capaz disso, onde muitos, por muitos anos, nos julgavam como bonecos fáceis de manipular, onde o povo era o que menos importa! Viva o Brasil, viva o Povo que demonstrou que não aceitamos tudo que nos é imposto!!", termina, na sua página oficial.
