Antigo internacional português e atual diretor desportivo do Barcelona pede mais "claridade" no que toca às interpretações do VAR, dizendo: "Há coisas que nem sequer nós, os profissionais, entendemos"
Corpo do artigo
Deco, antigo internacional português e atual diretor desportivo do Barcelona, refletiu esta quinta-feira sobre o papel do VAR no futebol, considerando que desde a introdução desta ferramenta, em 2018, ainda não viu melhorias na arbitragem em Espanha, mas apenas mais “dúvidas” em termos de decisões polémicas.
“Ainda não vi o que o VAR melhorou no futebol. Veio para melhorar, mas criou mais incertezas e dúvidas. Há coisas que nem sequer nós, os profissionais, entendemos. Se os anos passam e não melhora, há que fazer uma reflexão sobre o tema ou mudar os regulamentos. O tema das mãos, por exemplo, ninguém o entende. As coisas têm de ser mais claras. Tivemos episódios com o VAR que não entendemos e quando entra o VAR estamos perdidos, porque não sabemos quem toma a decisão. Tudo o que é interpretativo, o VAR não melhorou”, apontou, à imprensa espanhola.
Recorde-se que o Real Madrid, que perdeu o título da LaLiga para o Barcelona, foi um dos principais críticos dos árbitros espanhóis na presente época, motivando inclusive um desabafo emocionado do juiz que apitou a final da Taça do Rei, também vencida pelos catalães, tal como a Supertaça de Espanha.