Deco e o mercado do Barcelona: "Nico Williams? Dani Olmo dá-nos mais opções"
Ambos os campeões europeus por Espanha foram associados ao gigante "blaugrana" neste verão, mas só o antigo criativo do Leipzig fez as malas
Corpo do artigo
Deco falou esta quarta-feira aos meios do Barcelona sobre o mercado de verão do gigante catalão, que foi associado a dois campeões europeus por Espanha, Dani Olmo e Nico Williams, mas só contratou o antigo médio-ofensivo do Leipzig, por 55 milhões de euros.
Questionado sobre essa preferência, o antigo internacional português e atual diretor-desportivo “blaugrana” salientou a polivalência de Olmo como o fator que o fez sobressair em relação a Williams.
“Fazia-nos falta um extremo de nível. Temos Raphinha, Ferran [Torres], o regresso de Ansu [Fati], que estava muito bem na pré-época mas teve a lesão no pé, temos Lamine [Yamal]... E temos jogadores como podem fazer de extremos como Fermín ou Dani Olmo. Ficou claro que para trazermos um jogador, tinha de ser de um nível muito alto. No final, a contratação de Dani Olmo dava-nos mais opções. Não é que não tenhamos falado com clubes e jogadores, mas tivemos prioridades que foram decisivas em não trazermos outro extremo”, explicou.
Ainda assim, Deco admitiu que contratar outro reforço chegou a ser cogitado nos últimos dias de agosto, após o jovem médio-defensivo Marc Bernal, de 17 anos, ter sofrido uma lesão grave.
“Na última semana de mercado não esperávamos a lesão de Bernal, por ser um jovem foi um dos dias mais duros. Não gosto de ver um jogador desta idade a sofrer, ainda que ele vá regressar forte. Tentámos, mas depois de nos centrarmos no que tínhamos de fazer, procurar um jogador de nível e que encaixasse no fair play [financeiro da UEFA] nos últimos três dias seria sempre muito complicado. Centrámo-nos em saber que temos o Frenkie [De Jong], Gavi, Casadó, Eric [García], que pode jogar nessa posição, e no final decidimos ficar com o que temos”, esclareceu.