"Declan Rice tem potencial para ser o grande médio inglês da sua geração"
Jamie Carragher, antigo jogador do Liverpool, compara médio do Arsenal com ex-craque do Manchester United
Corpo do artigo
Na sua coluna no portal “Telegraph”, o antigo jogador Jamie Carragher comentou a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões entre Arsenal e Real Madrid e rasgou elogios a Declan Rice, depois dos dois golos de livre direto que apontou.
“Eu sempre disse que Rice tem potencial para ser o grande médio inglês da sua geração e ele mostrou o porquê. Muitas vezes ele parece ser criticado por não marcar ou criar golos suficientes, quando essa não é a sua função principal. Ele não joga na mesma posição de meio-campo ofensivo que Frank Lampard e Steven Gerrard ocupavam no seu auge. Para mim, Rice sempre foi mais um Roy Keane, que marcou 57 golos nos seus 473 jogos como profissional. Se o Arsenal passar, a contribuição de Rice nas duas mãos será tão reverenciada pelos adeptos quanto a de Keane pelo United contra a Juventus, em 1999", escreveu.
Recorde-se que o confronto entre Juventus e Manchester United, na segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões de 1999, terminou com vitória dos red devils por 3-2. Keane marcou o primeiro golo da sua equipa, que deu início à reviravolta no marcador.
“A minha suspeita é que Arteta vai querer que ele e outras estrelas como Bukayo Saka e Martin Odegaard sejam embrulhadas em algodão antes de voarem para Espanha”, ironizou.
Sobre o contraste no desempenho dos gunners nesta edição da Premier League em relação a épocas anteriores, o antigo jogador do Liverpool argumenta que isso não é relevante se vencerem a Liga dos Campeões, à semelhança do que aconteceu quando era jogador dos reds.
“No início da época, escrevi que talvez já tivéssemos visto o pico de Arteta no Arsenal. Mantenho a afirmação no momento, porque o Arsenal deu um passo para trás na Premier League em comparação com as duas temporadas anteriores. No entanto, se eles levantarem a Liga dos Campeões, serei o primeiro a admitir que a minha observação anterior estava errada. Quando te tornas campeão europeu, é tudo o que importa, especialmente se venceste o Real Madrid pelo caminho. Ninguém se lembra ou se preocupa com o desempenho no campeonato quando se ganha o maior troféu”, começou por dizer.
“Menciona a temporada 2004/05 para qualquer adepto do Liverpool e tudo o que eles vão falar é sobre vencer o Milan, o Chelsea e a Juventus. As nossas 14 derrotas na Premier League foram apagadas da memória da maioria das pessoas”, acrescentou.
Carragher revelou as suas expectativas para o jogo da segunda mão: “Por ser a Liga dos Campeões, o Real Madrid vai pensar que é possível. A frequência das tais reviravoltas serve como um aviso, porque os treinadores que sofreram nunca se recuperaram nos seus respetivos clubes.”
“O Arsenal precisa de um milagre para vencer a Premier League. Se impedirem o Real Madrid de celebrar na quarta-feira, terão o consolo de estar a três jogos de uma das maiores conquistas do clube”, concluiu.