Decisão histórica no futebol brasileiro: retirada de pontos por cânticos homofóbicos
Superior Tribunal de Justiça Desportiva tirou os pontos da vitória ao Maracanã em jogo do Grupo A2 da Série D do Brasileirão
Corpo do artigo
O Maracanã venceu o Iguatu em campo, no Grupo A2 da Série D do Brasileirão, mas acabou por perder os pontos conquistados por decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), como sanção por cantos homofóbicos dos seus adeptos.
Embora a decisão ainda seja passível de recurso, trata-se de uma sanção histórica e que abre um precedente.
"Foi observada a seguinte ocorrência discriminatória (homofobia) no minuto final do 2º tempo, parte da 'torcida' localizada por trás do banco de reservas proferiram cânticos de cunho homofóbico direcionados ao técnico da Associação Desportiva Iguatu, o sr. Washington Luiz dos Santos, as palavras utilizadas foram: 'Washington viado!'. O fato foi comunicado ao delegado da partida", escreveu o árbitro Leonilson Fernandes Trigueiro Filho no relatório do jogo.
A sentença do STJD foi por "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".